Folha de S. Paulo


Nike anuncia que vai lançar tênis do 'De Volta para o Futuro' em 2015

No clássico "De Volta para o Futuro II" (1989), Marty McFly viaja até o remoto ano de 2015. No futuro, ele pode usar seu tênis sem cadarço para flutuar pelo céu com um skate, em uma cidade onde o transporte é feito por carros voadores.

Graças à Nike, uma parte desse sonho pode se tornar realidade nesse ano. A empresa anunciou que, até o final de 2015, irá produzir e vender o tênis do filme.

Em 2011, a empresa vendeu 1.500 unidades do produto pelo eBay, em uma campanha com a Fundação Michael J. Fox para Pesquisa de Parkinson que arrecadou 6 milhões de dólares.

O tênis, réplica exata do que é usado por Marty McFly, demorou seis anos para ser desenvolvido. Ele tem uma bateria recarregável que dura 3.000 horas, luzes e uma sola que se ilumina com a pressão.

Sander Koning-15.set.11/Efe
Nike Air Mag, tênis temático vendido em 2011
Nike Air Mag, tênis temático vendido em 2011

Também vai haver uma tecnologia para o tênis se amarrar sozinho, com um sensor de peso e um controle remoto que a Nike já patenteou.

Além do tênis, o skate voador presente no filme também está sendo desenvolvido por uma start-up na Califórnia.

Há limitações para o "hoverboard", no entanto: a bateria do protótipo dura só sete minutos e há só 10 unidades disponíveis, sendo que cada uma custa 10 mil dólares.


Endereço da página:

Links no texto: