Folha de S. Paulo


'Musos' de duas canções clássicas de Caetano ressurgem em filme e livro

O carioca do "calor que provoca arrepio" e o "filhote de leão" que arrasta o olhar do artista "como um imã". Dois "musos" das canções de Caetano Veloso, saídos dos anos 1970, voltam a ficar em evidência com o lançamento de um novo filme e de um recém-lançado livro.

Bruno Barreto prepara uma nova versão do filme "Menino do Rio", que pega carona na música homônima de Caetano, e Dadi, ex-baixista dos Novos Baianos e fonte de inspiração para "O Leãozinho" acaba de lançar sua autobiografia.

O corpo do novo "Menino do Rio" já tem dono: o capixaba Chay Suede, 22, será o protagonista da nova versão do filme homônimo de 1982, agora em formato musical.

Previsto para estrear em junho de 2016, a um mês da Olimpíada, o longa é uma coprodução entre a produtora da família Barreto e a Aventura, companhia por trás do boom das peças musicais no Brasil e que quer investir nesse filão agora no cinema.

Daniel Marenco/Fohapress
Retrato dos atores Chay Suede e Andre De Biase, na praia de Copacana, no Rio de Janeiro. (Foto: Daniel Marenco/Fohapress)
Retrato dos atores Chay Suede e Andre De Biase, na praia de Copacana, no Rio de Janeiro. (Foto: Daniel Marenco/Fohapress)

Do original, o novo filme toma basicamente o título, mas dá um verniz mais "responsável" ao protagonista.

Se na versão dos anos 80 André de Biase vivia um surfista tranquilão, o personagem de Suede será um Menino do Rio mais trabalhador, que mantém ateliê e confecção no Complexo do Alemão.

"Não é refilmagem. É uma história nova", afirma Barreto. "O clima é o mesmo, mas é um Rio mais globalizado, então o personagem é um cara mais preocupado com desenvolvimento sustentável."

Para Suede, o protagonista ficou mais certinho. "O Brasil e o mundo encaretaram da década de 80 para cá. Talvez por isso o novo Menino do Rio passe essa impressão", diz o ator, que ainda não havia visto o original quando falou com a Folha. "Na internet é complicado achar, mas o André de Biase me contou sobre o filme."

E que dicas o Menino do Rio original deu ao sucessor?

"Falei para ele para tirar os sapatos, botar os pés na areia e curtir o gingado na praia", afirma De Biase, 58, que não aparecerá no novo longa.

LARANJA COM MAMÃO

Sucesso inesperado, a produção original, dirigida por Antonio Calmon, atraiu mais de 2 milhões de público em seu lançamento em 82 e inaugurou uma onda de filmes com elenco jovem e trilha marcante (como "Bete Balanço" e "Garota Dourada", ambos de 1984). A trupe de surfistas também inspirou a série "Armação Ilimitada", exibida pela Globo em meados dos 80.

"A gente achava que seria só um sucesso local, mas estourou no país todo", lembra De Biase. "O Ayrton Senna me disse que tomava suco de laranja com mamão só por causa de 'Menino do Rio'."

A versão de 2016 será musical. Ao todo, haverá 14 números cantados, incluindo três ou quatro canções originais, compostas para o filme.

"Uma das forças do cinema nacional é a variedade de gêneros, mas o musical não recebeu atenção ainda", diz o produtor Luiz Calainho, sócio da Aventura. A empresa, conta, planeja rodar um filme musical por ano, mas ele não revela os títulos em mente.

A americana de origem brasileira Maiara Walsh ("Meninas Malvadas 2") foi escalada para viver o par romântico de Chay. No filme de 1982, o alvo do protagonista era a dondoca Patrícia (Cláudia Magno). Na nova versão, é uma americana prática que aos poucos cede aos encantos do carioca. "Ela bota ciência no suingue dele", diz Barreto.

Para Calainho, o Menino do Rio "engajado" de 2016 será a "antítese" daquele de 82.

"Talvez nos anos 80 o carioca fosse desse jeito, que só queria festinha", diz. "O personagem do Chay até pode ir para luau de vez em quando. Mas toda semana não vai."

*

"Filme original não me pareceu bom", diz Caetano Veloso

Foi na voz de Baby Consuelo, hoje Baby do Brasil, que a canção "Menino do Rio" ficou famosa. Composta por Caetano Veloso em 1979, a pedido da cantora, virou tema de abertura da novela "Água Viva", exibida pela Rede Globo em 1980.

A música foi inspirada em José Artur Machado, o Petit, surfista do "dragão tatuado no braço" que era figurinha fácil no Arpoador, zona sul do Rio, no fim dos anos 1970. Petit cometeu suicídio em 1989, aos 32 anos, após um acidente de moto ter deixado parte do seu corpo paralisado dois anos antes.

Por e-mail, Caetano falou sobre a composição.

Folha - "Menino do Rio" vai ganhar uma refilmagem agora. O que achou do original, lançado nos anos 80, que tomou emprestado o título de sua canção?

Caetano Veloso - Petit foi em minha casa com o Andrezinho de Biasi, que me pediu autorização para o uso do título de minha música num filme que ele estrelaria. Dei a permissão. O filme não me pareceu muito bom quando foi lançado. Não me lembro mais dele direito.

A canção "Menino do Rio" ficou marcada na cultura brasileira. Acha que aquela imagem do carioca, materializada em Petit, ainda persiste?

Fiz "Menino do Rio" a pedido de Baby do Brasil (então Baby Consuelo): ela queria cantar uma música para Petit. O curioso é que compus na presença dele. Estávamos em casa, Dedé [Gadelha, ex-mulher] e eu, conversando com amigos. Petit entre eles. Eu participava da conversa mas, com o violão na mão, comecei a tentar esboçar, em voz bem baixa, o que Baby tinha encomendado. Antes de acabada a noitada a canção estava pronta. Na noite seguinte, no estúdio, pedi para gravá-la e tirar uma cópia em cassete para dar a Baby.

Quando acabei de gravar, os caras da Outra Banda da Terra exigiam: temos de gravar essa também. Terminei me convencendo. Mas com a condição de que a gravação de Baby saísse primeiro. Me lembro de dizer que Petit era o típico garoto carioca e [o amigo] Artur Guimarães comentar: "ele não é nem típico: é simbólico". Sim, ainda hoje os cariocas têm muito do que Petit tinha demais. A gravação de Baby na abertura de uma novela (que levou João Gilberto a se afeiçoar pela música e gravá-la, o que ainda me parece incrível) expunha toda a carioquice que a canção sugere.

O que pensa da escolha do ator Chay Suede para viver o personagem-título na refilmagem de "Menino em Rio"? Acha que ele guarda um pouco do espírito que inspirou a canção?

Chay é bonito e desembaraçado. Acho que ele pode fazer muito bem. Eu não sabia que há planos de refilmagem de "Menino do Rio".


Endereço da página: