Folha de S. Paulo


Parece que foi ontem: Relembre 11 fatos que completam 20 anos em 2015

Em 1995, chegava aos cinemas o filme "Os 12 Macacos", dirigido por Terry Gilliam. Duas décadas depois, a série inspirada no filme ganha 12 episódios para a TV, em produção que deve estrear no segundo semestre.

Acha que os últimos 20 anos passaram rápido demais? Parece que foi ontem que os Rolling Stones se apresentaram no Brasil –e lá vem Mick Jagger, Keith Richards e companhia prestes a confirmar novas datas em 2015?

Não se preocupe: a "Ilustrada" separou outros nove fatos que completam 20 anos em 2015 para falar: "parece que foi ontem!", com o coração cheio de saudades.

1. Primeiro show dos Rolling Stones no Brasil
Enquanto ainda se especula sobre um possível show dos Stones no Brasil no segundo semestre de 2015, dá para relembrar a primeira turnê do grupo no país, em 1995.

Nome do vídeo

2. Álbum "Mellon Collie and The Infinite Sadness", do Smashing Pumpkins
O quarto álbum do grupo liderado por Billy Corgan tem clássicos como "Tonight, Tonight" –um dos maiores hits do Smashing Pumpkins, com clipe inspirado na obra do cineasta Georges Meliès. A banda se apresenta em São Paulo no Lollapalooza, no dia 29 de março.

Nome do vídeo

3. Álbum "Foo Fighters", do Foo Fighters
Em 1995 o Foo Fighters, que se apresenta em Porto Alegre, São Paulo e Belo Horizonte em janeiro, lançava seu disco de estreia.

Nome do vídeo

4. Álbum "Usuário", do Planet Hemp
O primeiro álbum do Planet Hemp chegava às lojas com letras polêmicas, como as de "Legalize Já" e "Porcos Fardados".

Nome do vídeo

5. Álbum "Elastica", do Elastica
Em 14 de março de 1995 saía o primeiro álbum do Elastica, banda de Britpop formada por Justine Frischmann (vocalista recém saída do Suede), Justin Weich (ex-Spitfire), Annie Holland e Donna Matthews.

Nome do vídeo

6. Primeira turnê internacional do Nação Zumbi
Antes de se apresentar no festival de Montreaux de 1995, na Suíça, o Nação Zumbi tocou no Central Park ao lado de Gilberto Gil. A viagem teve apoio financeiro do governo de Pernambuco.

Nome do vídeo

7. Filme "Toy Story 1"
A produção que mudou a história dos estúdios Pixar e de toda a animação cresceu junto com o público, que jamais esqueceu frases como: "Isso não é voar, é cair com estilo!", do boneco Buzz Lightyear.

Nome do vídeo

8. Filme "Os 12 Macacos"
A distopia protagonizada por Bruce Willis e Brad Pitt narra um mundo devastado por uma doença e é cheia de flashbacks –tanto que, 20 anos depois, o filme ganha adaptação para TV em seriado que deve estrear no segundo semestre.

Nome do vídeo

9. Filme "Pulp Fiction"
Em 18 de fevereiro de 1995 estreava no Brasil um dos grandes clássicos do diretor Quentin Tarantino.

Nome do vídeo

10. Filme "Babe, O Porquinho Atrapalhado"
Clássico das tardes em frente à TV nos anos 1990, era impossível não se emocionar com a saga do leitão Babe para salvar a fazenda onde vivia. E não decorar o juramento das ovelhas: "Bah, carneiro, ovelha!"

Nome do vídeo

11. Primeira temporada de "Malhação"
Em 1995, André Marques sequer sonhava que, duas décadas depois, seria o ganhador da Mega Sena. Quanto mais que ficaria famoso ao interpretar o personagem Mocotó na primeira temporada de "Malhação" que, na época, tinha como cenário uma academia, além de Lulu Santos na trilha sonora.

Nome do vídeo


Endereço da página:

Links no texto: