Folha de S. Paulo


Netflix começa a barrar usuários que acessam catálogo de outros países

Quem utiliza extensões do Chrome ou serviços chamados VPN para acessar o catálogo do serviço de vídeo sob demanda Netflix dos Estados Unidos —já que a oferta de filmes e programas de televisão varia de país para país— pode começar a enfrentar problemas.

Com esses serviços, é possível enganar os servidores da Netflix para que eles acreditem que o computador está num país em que ele na verdade não está.

Segundo o site "TorrentFreak", os estúdios de cinema estavam descontentes com o fato de alguns assinantes do serviço conseguirem assistir a suas produções desrespeitando acordos de licenciamento.

Nas últimas semanas, a Netflix começou a tentar impedir usuários de acessar o catálogo de outros países. Uma das técnicas envolve obter o horário do computador —ou o local onde o usuário está por meio do GPS do celular— e comparar com o endereço do IP. Se houver uma discrepância, a exibição do vídeo pode ser interrompida.

Alguns usuários já tiveram seu acesso à Netflix bloqueado. As ações, entretanto, têm por ora alcance limitado. Assim, nem todos os usuários que utilizam VPN podem ter problemas agora.

Ainda segundo o "TorrentFreak", outras ações de bloqueio estão sendo testadas pela Netflix.


Endereço da página: