Folha de S. Paulo


Série rastreia compositores de games dos 1980

Jovens nerds dos anos 1980 não sabem, mas enquanto jogavam "Gimmick!" e "Balloon Fight", em algum lugar ressoava o jazz de George Benson e o reggae de Sly Dunbar.

Parece improvável, mas é o que mostra a série de documentários "Diggin' in the Carts", sobre os compositores japoneses de "chiptune", músicas eletrônicas produzidas por chips que serviam de trilha para os games que hoje são chamados de vintage.

Reprodução
O jogo Street Fighter 2 tinha canções para cada personagem
O jogo Street Fighter 2 tinha canções para cada personagem

Dirigida pelo neozelandês Nick Dwyer, da Red Bull Academy, a série de seis episódios (entre 15 e 17 minutos) está disponível gratuitamente na internet.

Vivendo no Japão desde o começo do ano, Dwyer rastreou alguns dos grandes compositores da época, cujas produções invadiram lares do mundo inteiro com a popularização dos videogames, porém cujos nomes permaneceram no anonimato.

"Alguns deles ainda trabalham para as mesmas empresas dos velhos tempos, outros estavam aposentados, mas consegui encontrá-los e eles ficaram comovidos com o projeto", disse o diretor à Folha, falando de Tóquio.

REGGAE

Entre os músicos, está Hirokazu Tanaka, responsável pelas trilhas de clássicos como "Balloon Fight" e "Metroid" –mais recentemente, fez temas da animação "Pokémon".

Antes de compor sons eletrônicos para a Nintendo nos anos 1980, Tanaka fazia parte de um grupo de reggae, e levou para a indústria dos games suas raízes musicais.

Em um dos episódios, sentado em um bar decorado com coqueiros e tomando drinques tropicais, ele conta como suas trilhas têm o ritmo de Sly Dunbar, baterista jamaicano que ouvia em seu caminho para o trabalho.

"Quando ele me disse isso, fiquei louco", conta Dwyer. "Todos nós, quando crianças, brincamos com esses jogos, e nunca pensamos na pessoa fazendo aquela música. E quando você descobre que este cara realmente ama Sly Dunbar e está tentando reproduzir ritmos de reggae em chips de 8 bits, é incrível"

Em outro episódio, o músico Masashi Kageyama, compositor da trilha de "Gimmick!", conta diante de um cenário rural nipônico como se inspirava em sons da natureza para criar as suas músicas, enquanto ouvia George Benson na rádio. "Dez minutos em uma bicicleta significava dez minutos improvisando uma melodia".

FLIPERAMA

Além dessas influências inusitadas, Dwyer se impressionou com o papel das mulheres nas equipes de som das empresas de games. "A maior parte dos sons dos fliperamas, dominados por meninos jogando games de tiro, era feitos por mulheres".

A compositora Yoko Shimorura, considerada uma das maiores do ramo, tornou-se famosa ao fazer as canções de "Street Fighter 2" buscando elementos típicos do local de origem de cada personagem.

"O único compositor que eu realmente queria incluir e não consegui é Konji Kondo, que fez as trilhas de Mario Bros.' e Zelda'", lamenta o diretor. Por questões relacionadas a copyright com a Nintendo, o músico ficou de fora do projeto.

Os episódios da série percorrem a trajetória das músicas de game desde 1983, quando surgiu o console doméstico NES (Nintendo Entertainment System), até o surgimento do Playstation, da Sony, onze anos depois.

Naquela época, conforme descrevem os entrevistados, era muito difícil criar com as limitações dos chips, o que os obrigava a ser criativos.

"Os músicos da era dos 8 e 16 bits tentavam recriar a música ocidental através destes sons únicos. Cada um desses chips tem sua própria personalidade, seu próprio som, e você não pode replicá-los de outra forma", comenta Dwyer.

Durante a década de 1990, conforme os games se tornavam complexos, as músicas também passaram a ser mais elaboradas, com sons que simulavam baterias e guitarras.

A tecnologia 32 bits, por fim, marcou o fim da era "chiptune" e deu lugar a um novo tipo de música de videogame, que não encontrava mais tantas limitações. "Aquele período único da música eletrônica acabou", lamenta o diretor.

DIGGIN' IN THE CARTS
DIRETOR NICK DWYER
ONDE www.redbullmusicacademy. com/magazine/diggin-in-the-carts
QUANTO grátis


Endereço da página: