Folha de S. Paulo


'A Família Bélier' é ideal para o Natal, mas pode enjoar com tanta fofura

Assistir a "A Família Bélier" na época do Natal, com corações amolecidos e vontade incessante de devorar doces, é um programa ideal. Mas quem deixar para depois pode se sentir enjoado com tanta fofura.

O longa que chega ao Brasil na esteira da bem-sucedida estreia na França é um produto feito sob medida para toda família se identificar.

Como na casa de quase todo mundo, os Bélier são o papai Rodolphe, a mamãe Gigi, o irmão, Quentin, e Paula, adolescente meio cansada da rotina da escola e que tem na amiga Mathilde uma cúmplice.

A única coisa diferente na casa dos Bélier é que, com exceção de Paula, todos são deficientes auditivos. A filha os ajuda, portanto, a se comunicar com quem não entende a linguagem dos sinais.

Divulgação
A atriz Louane Emera, a Paula de 'A Família Bélier'
A atriz Louane Emera, a Paula de 'A Família Bélier'

Sem temer o risco de ser acusado de transformar em caricatura o cotidiano dos deficientes auditivos, o diretor Eric Lartigau trata as situações em tom de comédia.

A ambientação no interiorzão rural também tira proveito do humor estereotipado de tipos matutos que sustentou o fenômeno de bilheteria da comédia francesa "A Riviera Não É Aqui" em 2008.

A seu favor, o ator belga François Damiens, que interpreta o pai, mais uma vez enriquece um personagem com seu arsenal burlesco. Já Karin Viard reduz a figura da mãe a uma sucessão de caretas e de gestos exagerados.

A escolha de uma família "diferente", no entanto, logo vira pano de fundo, pois o filme toma outro rumo na trama em torno de Paula.

Quando um professor de canto descobre que a filha dos Bélier possui uma bela voz, o filme passa a ser uma historinha superconvencional sobre a indecisão entre futuro promissor ou seguir a vidinha sem graça ao lado da família.

Mas depois que a ouvimos cantar mais de três vezes "Je Vais t'Aimer", clássica "chanson" de Michel Sardou, até os mais românticos da plateia correm o risco de não conter as náuseas.

A FAMÍLIA BÉLIER
DIREÇÃO Eric Lartigau
ELENCO Louane Emera, Karin Viard, François Damiens
PRODUÇÃO França, 2014, 12 anos
AVALIAÇÃO regular

Veja vídeo


Endereço da página:

Links no texto: