Folha de S. Paulo


''Romance policial é um papo sério', afirma Patrícia Melo

Para a escritora e roteirista Patrícia Melo, autora de "O Matador", que inspirou o filme "O Homem do Ano", "romance policial é um papo sério". Tão sério que, só agora, depois de nove romances tendo como tema central a violência, ela diz ter escrito um: "Fogo Fátuo", o décimo livro de sua carreira, lançado pela editora Rocco.

"Existem escolas do romance policial, com vertentes bem desenhadas. Nunca me considerei uma escritora de romance noir", diz Melo, falando por telefone da Suíça, onde vive com o marido, o maestro John Neschling.

Segundo ela, "Fogo Fátuo" preenche os requisitos: "Construí este livro seguindo as normas. Tem a perita, o crime, a sociedade onde o crime é cometido, a investigação, o mistério. Todos os elementos da escola clássica americana".

Zanone Fraissat/Folhapress
A escritora Patrícia Melo, autora de 'O Matador
A escritora Patrícia Melo, autora de 'O Matador'

A personagem central da trama é Azucena, uma perita honesta, inteligente e bonita, perdida em uma corporação onde a corrupção e a falta de estrutura ditam as regras.

Em meio a uma onda de violência em São Paulo, ela é incumbida de investigar a morte de Fábio Cássio, um galã da televisão, cujo maior talento é a beleza, que morre no palco. Na última cena de uma peça, ele estoura os miolos. A morte é parte do texto. O que não estava no script era um revólver carregado com balas de verdade.

Homicídio ou suicídio? Azucena parte em busca da resposta. A partir daí entram na história personagens de um romance noir que se passa no Brasil, como Cayanne, a namorada de Fábio Cássio, uma aspirante a atriz, que tem um único objetivo: vencer um reality show.

Fogo-Fátuo
Patrícia Melo
livro
Comprar

"A Azucena mora em Guarulhos. Eu queria mostrar a supermetrópole, que é quase um personagem do livro. Guarulhos é uma cidade estranha, no meio do caminho", comenta a autora.

A corrupção e a imprensa também são personagens da história. "A estrutura da polícia reflete a sociedade. São os mesmos valores", diz Patrícia.

"E a imprensa iguala fama e infâmia. Trata a celebridade do cinema da mesma forma que trata o criminoso da classe média. A cobertura parece uma novela, um perverso espetáculo. O público segue episódios. Os possíveis assassinos são condenados antes do julgamento."

"Fogo Fátuo", que carrega o mesmo título do clássico de Drieu de la Rochelle (1893-1945), obra que inspirou o filme "Trinta Anos Esta Noite", de Louis Malle, é, segundo Patrícia, o primeiro de uma trilogia: "No final do livro, tem uma pista para o que virá depois".

FOGO FÁTUO
AUTOR Patrícia Melo
EDITORA Rocco
QUANTO R$ 29,50 (304 págs.)


Endereço da página:

Links no texto: