Folha de S. Paulo


Paulo Coelho se oferece para exibir o filme 'A Entrevista'

O escritor brasileiro Paulo Coelho se ofereceu para comprar os direitos do filme "A Entrevista", que teve sua estreia mundial cancelada após ameaças de ataques de hackers.

A comédia, orçada em cerca de R$ 114,4 milhões, tem James Franco e Seth Rogen no papel de dois homens recrutados pela CIA para matar o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un. Segundo investigadores do caso, os hackers agem em nome do governo norte-coreano, em retaliação à trama dessa superprodução hollywoodiana.

No Twitter, Coelho se ofereceu para comprar os direitos do filme por US$ 100 mil e postá-lo de graça em seu blog. Disse também que a oferta vale até o meio-dia da sexta-feira (19).

"Embora isso seja apenas uma fração do que foi gasto com o filme, o ato é simbólico", diz o escritor à Folha. Segundo ele, a Sony, que distribui o filme ainda não se pronunciou sobre sua oferta. "Mas a proposta é séria."

Coelho diz que está disposto a desembolsar o valor por uma "questão de princípios", lembrando do ocorrido com o autor britânico Salman Rushdie, que nos anos 1990 teve de viver escondido após publicar o livro "Versos Satânicos", que enfureceu o regime dos aiatolás no Irã.

"No momento em que terroristas virtuais sao capazes de ditar regras do que deve ou nao deve ser exibido, publicado, mostrado, a cultura irá entrar em um caminho sem volta."

O escritor George R. R. Martin, autor da saga "Game of Thrones", também se disse disposto a ajudar a exibir o filme. Ele afirmou que pode ceder a sua própria sala de cinema, no Estado do Novo México, para mostrá-lo.

A distribuidora Sony enfrenta há quase um mês ataques de hackers por conta do filme. No último dia 24, filmes ainda não lançados da distribuidora, como "Corações de Ferro" e "Annie", caíram na rede, e salários de vários atores e executivos foram revelados.

Coelho diz que teme enfrentar o mesmo problema. "Se conseguiram hackear a Sony, imagine no meu caso. Mas eu tenho um dever comigo mesmo de nao me deixar intimidar. Não querodizer que nao esteja com medo, mas quero dizer que o medo não me impede de tomar atitudes que julgo corretas", diz.

Divulgação
James Franco e Seth Rogen em cena do filme
James Franco e Seth Rogen em cena do filme "A Entrevista" (2014)

Endereço da página: