Folha de S. Paulo


Disney se reencontra com animações enquanto Pixar enfrenta cortes

Era uma vez um reino poderoso que sucumbiu às sombras de um vizinho menor, porém mais arrojado. Até que, após longa jornada, aquele lugar encantado se reergueu e o rival perdeu o próprio eixo.

A trama de desenho animado ilustra a disputa fraterna entre Disney e Pixar nos últimos 20 anos. Hegemônica na animação tradicional, a primeira perdeu público para as animações feitas com computador pela pioneira Pixar, referência no segmento por priorizar roteiro à tecnologia.

Desde 2006 sob um mesmo dono, o conglomerado do Mickey, os estúdios continuaram produzindo suas próprias animações sob a coordenação de John Lasseter, mente criativa da Pixar alçada ao comando das produções de ambos.

Naquela época, a Disney ainda comia poeira nas bilheterias para a Pixar. Em 2007, "A Família do Futuro" deu prejuízo e "Ratatouille" rendeu quatro vezes seu custo.

Editoria de Arte/Folhapress
O sobe e desce dos estúdios Disney e Pixar
O sobe e desce dos estúdios Disney e Pixar

O cenário começou a se inverter quando a Pixar transformou seus filmes em franquias com sequências intermináveis –praxe da Disney– e o estúdio do Mickey decidiu subverter parte das fórmulas batidas de seus filmes.

Primeiro Oscar de animação da Disney, "Frozen: Uma Aventura Congelante" (2013) se tornou a segunda maior bilheteria do gênero dos últimos 35 anos (atrás de "O Rei Leão") com uma princesa independente e uma rainha no poder.

CRISE? QUE CRISE?

Já a Pixar adiou a estreia de "O Bom Dinossauro" em dois anos, demitiu 50 de 1.200 funcionários (o diretor do filme entre eles) e sofre críticas por um suposto bloqueio criativo por lançar sequências de cinco obras (leia quadro abaixo).

"Esse papo de bloqueio criativo é bobagem", rebate à Folha o presidente da Pixar, Jim Morris. "Não precisamos de sequências para ter lucro. Mas se um diretor tem uma boa ideia sobre revisitar algum universo, por que não? Fazer uma sequência não é mais fácil do que um original."

É o caso de "Toy Story 4". "Achávamos que a trilogia estava bem fechada, mas voltaremos àqueles personagens agora numa história de amor."

Ele minimiza os atrasos e demissões em "O Bom Dinossauro". "Tivemos um problema com a trama original e começamos do zero", resume.

Morris, no posto desde novembro, descarta rivalidade com a Disney: "Compartilhamos o orgulho pelo sucesso dos filmes", diz. O conglomerado do Mickey sempre lucrou com os filmes da Pixar porque já os distribuía antes mesmo de comprar o concorrente.

O produtor Roy Conli, do novo sucesso da Disney "Operação Big Hero", também nega a rixa entre os estúdios. "Apesar do mesmo dono, cada um mantém a própria identidade. A Disney é o lugar do era uma vez'; a Pixar é a do e se?'."

SUPER-HERÓIS

A Disney foi buscar no panteão da Marvel uma nova mina de ouro para "Operação Big Hero", sua última animação.

O filme, inspirado em tirinha pouco conhecida da editora de quadrinhos comprada pela Disney em 2009, traz a história de um jovem gênio que combate o crime ao lado de seu robô e de uma equipe de jovens heróis tecnológicos.

Estreando nos EUA mesmo fim de semana que "Interestelar", superou a ficção científica de Christopher Nolan.

Um pouco mais afeito aos garotos do que às garotas quando comparado a "Frozen", "Operação Big Hero" tem o seu trunfo em Baymax, um carismático robô inflável.

Don Hall, diretor de "Operação Big Hero", nega que o filme tenha embarcado na onda dos super-heróis que domina bilheterias no mundo. "Quando começamos a produção, há três anos e meio, esse gênero ainda não estava no auge", afirmou à Folha.

FUTURO ANIMADO
Os próximos lançamentos da Pixar

"Divertida Mente"
Alegria, Tristeza, Medo, Raiva e Nojinho são personagens dessa animação que trata do que se passa na cabeça de uma típica adolescente
Quando julho de 2015

"O Bom Dinossauro"
Arlo é um brontossauro inseguro e dependente que se perde dos pais e contará com a ajuda de um bebê humano para voltar para sua casa
Quando janeiro de 2016

"Procurando Dory"
A peixinha desmemoriada sai à procura dos pais com a ajuda de Nemo e Marlin numa trama que introduz um polvo de sete tentáculos
Quando junho de 2016

Em produção
O estúdio também anunciou outras três continuações para os próximos anos: "Toy Story 4", "Carros 3" e "Os Incríveis 2".
Quando sem data de estreia


Endereço da página: