Folha de S. Paulo


Masp recebe acervo de 275 imagens do Foto Cine Clube Bandeirante

Um dos acervos de fotografia mais relevantes da história do país entrará para a coleção do Masp. São quase 300 imagens do Foto Cine Clube Bandeirante, grupo formado nos anos 1940 em São Paulo pelos grandes nomes da fotografia modernista nacional, como Thomaz Farkas, Geraldo de Barros, Gaspar Gasparian, German Lorca, entre outros.

Num primeiro momento, as obras entram para o museu em regime de comodato, passando a integrar o acervo de forma permanente daqui a 50 anos. Será a primeira grande aquisição de obras para o museu desde a troca de sua direção, em setembro deste ano, quando Heitor Martins assumiu a presidência da instituição, substituindo Beatriz Pimenta Camargo.

Uma exposição desse acervo está sendo planejada para o segundo semestre do ano que vem no Masp, além de um catálogo contextualizando toda essa produção.

Foi no Foto Cine Clube Bandeirante que começaram os experimentos que levaram à compreensão da fotografia como expressão artística.

Imagens de uma São Paulo ainda em pleno momento de industrialização compõem boa parte da obra desses fotógrafos, em especial uma visão geometrizante de prédios, ruas, praças e detalhes da metrópole em formação.

Barros, por exemplo, um dos pioneiros do grupo, mais tarde seria um dos pilares do concretismo paulista, levando seus experimentos fotográficos para as pinturas que realizou no grupo Ruptura, liderado por Waldemar Cordeiro e espécie de tradução dos ideiais da escola alemã de design Bauhaus para os trópicos.

O Masp também definiu sua curadora de fotografia. A artista Rosângela Rennó, um dos nomes mais relevantes do país, trabalhará sob a direção artística do curador do museu, Adriano Pedrosa.


Endereço da página: