Folha de S. Paulo


Glória Pires vive vilã sexy em 'Babilônia', próxima novela das 21h

Arrivistas e mulheres em busca de vingança, que ocupam lugar de destaque na galeria de personagens de Glória Pires na televisão, estão prestes a ganhar a companhia de um novo arquétipo: o da "femme fatale".

Na próxima novela das 21h da Globo, "Babilônia", com estreia prevista para março, a atriz de 51 anos encarna Beatriz, viúva que não se acanha em usar a libido como arma para manter seu status.

"Ela aprecia o esporte", diz Pires, em tom de brincadeira. "Me inspirei nas antagonistas do James Bond. A personagem mistura sedução com astúcia, pratica tiro, tem uma pegada topo da cadeia alimentar'. É a tal preparada'."

Alex Carvalho/TV Globo/Divulgação
Cassio Gabus Mendes e Glória Pires gravam a novela
Cassio Gabus Mendes e Glória Pires gravam a novela "Babilônia" na ponte Alexandre 3º, em Paris

O primeiro a sucumbir será o empreiteiro Evandro, interpretado por Cássio Gabus Mendes, convencido por ela a lançar as cinzas da mulher no rio Sena, em Paris –ritual de despedida ao longo do qual Beatriz, que se fez passar por amiga da convalescente, o acompanhará e consolará.

Para um passeio pela famosa ponte Alexandre III com Evandro, por exemplo, a personagem à la Bond Girl saca suas armas de sedução: uma saia acima dos joelhos, botas de cano alto e sobretudo preto, além da lábia irresistível. Também como nos filmes do agente secreto "007", belas locações servem de cenário à intriga do folhetim.

O itinerário parisiense da equipe comandada pelo diretor Dennis Carvalho incluiu paradas no Jardim de Luxemburgo, no Museu Rodin e na Place des Vosges, além do grã-fino restaurante La Tour d'Argent, com vista para a catedral de Notre-Dame.

Uma semana antes, cenas haviam sido rodadas em Dubai, nos Emirados Árabes, de onde Inês, vivida por Adriana Esteves, voltará após perder o marido e ver ruir o plano de casar a filha (Sophie Charlotte) com um xeque árabe.

O regresso ao Brasil será o estopim de um duelo com a personagem de Glória Pires. "A Inês é obcecada por ela, que vai usá-la para conseguir o que precisa, mas também vai ser chantageada", adianta Pires. "É uma relação de amor e ódio: a qualquer momento pode explodir."

As duas são amigas de infância que se reencontram após um assassinato, cometido por Beatriz logo no primeiro capítulo da trama. O crime vai entrelaçar as personagens à vida de Regina, mocinha vivida por Camila Pitanga.

Apesar do imodesto repertório de artimanhas de sua personagem, Glória Pires evita defini-la como uma vilã: "Sim, ela acaba cometendo um assassinato. Mas é porque se sente ameaçada, sem outra alternativa", comenta. "E depois se arrepende. Não é alguém que vai infernizar a vida de todo mundo, perseguir adversários. É mais uma oportunista."

"Babilônia" marca o oitavo encontro artístico de Pires com o autor Gilberto Braga.

São dele os folhetins "Dancin' Days" (1978) –novela em que a atriz teve seu primeiro papel de destaque na televisão como Marisa, filha da protagonista Julia Matos– e "Vale Tudo" (1988), que lhe deu possivelmente a sua personagem mais lembrada até hoje, a arquivilã Maria de Fátima.


Endereço da página: