Folha de S. Paulo


MinC anuncia escritores brasileiros que irão ao Salão do Livro de Paris

O Ministério da Cultura anunciou na manhã desta terça (9) os nomes dos 48 escritores que representarão o Brasil no Salão do Livro de Paris, em março do ano que vem.

A seleção inclui Ana Miranda, Alberto Mussa, Bernardo Carvalho, Cristóvão Tezza, Daniel Galera, os colunistas da Folha Fernanda Torres e Michel Laub, Fernando Morais, Milton Hatoum, Paulo Coelho, Ana Maria Machado e Nélida Piñon.

A escolha dos autores resultou de uma parceria entre o Centro Nacional do Livro, da França, e o comitê brasileiro, composto por 24 integrantes, como a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a União Brasileira de Escritores (UBE).

Murillo Meirelles/Divulgação/Revista Trip
Fernanda Torres é uma das escritoras que irá representar o Brasil no Salão do Livro de Paris
Fernanda Torres é uma das escritoras que irá representar o Brasil no Salão do Livro de Paris

Segundo o MinC, a seleção obedeceu aos seguintes critérios: autores com obras traduzidas para o francês ou em vias de; abrangência de gêneros literários; equilíbrio entre autores novos e consagrados; representatividade de várias regiões do país. Outro critério apontado foi o equilíbrio entre homens e mulheres. Apesar disso, cerca de 64% dos selecionados são homens.

Além de dois índios (Daniel Munduruku e Davi Kopenawa), a comitiva também inclui representantes dos quadrinhos (Fabio Moon, S. Lobo) e do teatro (Bosco Brasil, Sérgio Roveri).

Uma lista preliminar elaborada pela comissão francesa incluía também, entre outros, Chico Buarque e Alfredo Bosi, mas ambos declinaram do convite.

Os curadores da homenagem ao Brasil são a escritora Guiomar de Grammont, idealizadora do Fórum das Letras de Ouro Preto, e Leonardo Tonus, professor de literatura em Sorbonne.

"O Brasil investe muito pouco na difusão de sua língua e de sua literatura em comparação com outros países de porte semelhante. Portugal tem o Instituto Camões, a Alemanha, o Goethe, a Espanha, o Instituto Cervantes, a Inglaterra, o British Council e assim por diante. Precisamos atentar para o fato de que, se queremos conquistar uma posição de maior decisão nos destinos do planeta e nos mercados mundiais, precisamos começar pela difusão da nossa língua e da nossa cultura", comentou Grammont, por e-mail.

A lista dos autores foi divulgada na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, pela ministra interina da Cultura, Ana Cristina Wanzeler, a presidente da CBL, Karine Pansa, e o diretor da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do MinC, Fabiano dos Santos.

"A política do livro é uma dos principais braços do MinC. E com a literatura podemos trabalhar nossa identidade de gênero, nossa identidade regional", afirmou Wanzeler.

Grammont também ressaltou a variedade da obra dos autores selecionados.

"A comitiva de autores brasileiros que irá para o Salão do Livro de Paris representa o Brasil. Dessa forma, é fundamental que ela reflita, da forma mais equilibrada possível, a diversidade regional e étnica que compõe um país tão multifacetado como o nosso. Não havia cotas, mas os critérios aprovados pelo comitê buscavam essa representatividade.
Todos os autores que se encontram na lista possuem qualidade literária. Infelizmente, os recursos são limitados e é impossível convidar todos os que mereceriam essa oportunidade, mas outras virão, tenho certeza."

Um fato que chamou atenção na lista foi a presença de Paulo Coelho. Em outubro do ano passado, uma semana antes do início das homenagens ao Brasil na Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha), Coelho desistiu de integrar a programação oficial do evento. Em entrevista a um dos principais jornais alemães, o "Die Welt", ele criticou os critérios da seleção dos autores e disse não aprovar "a maneira como o Brasil representa sua literatura".

Agora, conta Grammont, não houve problema para convencê-lo a aceitar o convite.

"Foi surpreendente. Mandei-lhe um convite, por e-mail, ele pediu meu telefone, conversamos longamente sobre assuntos dos mais variados, inclusive sobre o advento do e-book e, em seguida, ele me enviou uma carta com o timbre da ABL, confirmando que aceitava o convite."

O Brasil terá um espaço de 500 metros quadrados no Salão do Livro de Paris, com livraria, auditório, espaço para negócio e exposições.

O orçamento total da participação brasileira será de R$ 4 milhões, parte financiada pelo MinC e parte capitado pela CBL Lei Rouanet.

CONFIRA A LISTA DOS AUTORES

Adauto Novaes

Adriana Lisboa

Adriana Lunardi

Affonso Romano de Sant´Anna

Alberto Mussa

Ana Maria Machado

Ana Miranda

Antônio Torres

Ana Paula Maia

Angela Lago

Bernardo Carvalho

Betty Mindlin

Betty Milan

Bosco Brasil

Carola Saavedra

Cristovão Tezza

Daniel Galera

Daniel Munduruku

Davi Kopenawa

Edney Silvestre

Edyr Augusto

Fábio Moon

Fernanda Torres

Fernando Morais

Férrez

João Carrascoza

Leonardo Boff

Lu Menezes

Luiz Ruffato

Marcelino Freire

Marcello Quintanilha

Maria Conceição Evaristo

Marina Colasanti

Michel Laub

Milton Hatoum

Nélida Piñon

Paloma Vidal

Patrícia Melo

Paulo Coelho

Paulo Lins

Ricardo Aleixo

Rodrigo Ciríaco

Roger Mello

Ronaldo Correia de Brito

S. Lobo

Sérgio Rodrigues

Sérgio Roveri

Tatiana Salem Levy


Endereço da página: