Folha de S. Paulo


Vilã de 'Império' rejuvenesce 13 anos em troca improvisada

Quem perdeu um capítulo ou não estava prestando muita atenção pode ter levado um susto: a vilã Cora, da novela global "Império", apareceu mais jovem no capítulo do último sábado (6).

Interpretada até então por Drica Moraes, 45, ela surgiu na tela como Marjorie Estiano, 32, que havia vivido a personagem jovem, na primeira fase do folhetim das 21h.

A mudança de atrizes foi feita às pressas pelo autor Aguinaldo Silva devido a um afastamento de Drica —em tratamento contra uma faringite— em um momento chave na trama da personagem.

Até então virgem e amargurada, Cora estava prestes a ter sua esperada primeira noite com o protagonista José Alfredo (Alexandre Nero).

Alex Carvalho/Rede Globo/Divulgação
Drica Moraes e Marjorie Estiano como a vilã Cora em duas fases da novela 'Império'
Marjorie Estiano e Drica Moraes como a vilã Cora em duas fases da novela 'Império'
Sergio Zalis/Rede Globo/Divulgação
Drica Moraes e Marjorie Estiano como a vilã Cora em duas fases da novela 'Império'
Marjorie Estiano e Drica Moraes como a vilã Cora em duas fases da novela 'Império'

"Chorei por ter sabido ser cruel e inflexível na hora exata, como devem ser os líderes. Chorei por ocupar essa difícil posição à frente de um grupo de 300 pessoas e assim não poder pensar em apenas uma delas", escreveu Aguinaldo em seu blog no sábado.

"Chorei pela minha querida Drica Moraes (que os anjos a tragam logo de volta), chorei por Marjorie Estiano, minha golden girl, que, convocada nas primeiras horas da manhã de quinta-feira, não se assustou nem se fez de rogada, nem sequer murmurou um ahn' ou um uhn' e apenas disse: Me manda os capítulos!'."

Nero elogiou Aguinaldo pela solução —embora a tenha chamado de "nonsense". "Creio cada vez mais que ele nasceu no país de Lewis Carroll", escreveu ele no Facebook em referência ao criador de "Alice no País das Maravilhas".

Após gravar as primeiras cenas ao lado de Marjorie, afirmou: "Fui testemunha de uma das mais brilhantes interpretações que já vi. O extraordinário sempre nos deixa perplexos. Marjorie é esse tipo de artista. Sai Drica, entra Marjorie. Sai gênia e entra gênia".

A expectativa para a cena da primeira noite de amor de Cora levou o público para a frente da TV. Em SP, "Império" igualou a segunda maior média da novela aos sábados, registrando 31 pontos —audiência alta para o dia, que costuma marcar 26 ou 27 pontos. Cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande SP.

Segundo a Globo, o grande mistério da trama agora envolverá o que aconteceu com Cora, já que o rejuvenescimento ainda não foi explicado. A personagem tentará convencer a todos de que, apesar da nova aparência, continua sendo a mesma.

A emissora afirma que Drica está apenas afastada da novela enquanto se recupera de faringite, e não fora do elenco permanentemente. A atriz tratou uma leucemia em 2010, quando realizou um transplante de medula óssea.

TROCA-TROCA

O recurso de trocar um ator por outro em uma produção em andamento não é inédito na televisão brasileira. Recentemente, Miguel Falabella trocou Karin Hils por Mary Sheila em "Pé na Cova" (2014), já que a atriz original havia ganhado um papel na série "Sexo e as Negas".

Outros personagens foram repaginados em novelas. Em "O Primeiro Amor" (1972), por exemplo, Leonardo Villar assumiu o papel de Sérgio Cardoso após a morte do colega.

Nem sempre a mudança é definitiva. Durante as gravações de "O Clone" (2001), Débora Falabella ficou doente e sua irmã Cíntia, também atriz, gravou alguns capítulos como a drogada Mel.


Endereço da página: