Folha de S. Paulo


Filme relembra a época da maconha misteriosa no Rio de Janeiro

Parece história de filme —e dos menos baseados na realidade. Mas entre 1987 e 1988 apareceram no litoral brasileiro latas hermeticamente fechadas repletas de maconha.

Foi justamente o fato de ser improvável que motivou o diretor Tocha Alves a contar essa história no documentário "Verão da Lata", que estreia no canal History no sábado (6).

"Meus amigos com mais de 40 anos falavam muito neste caso, e meus amigos na casa dos 30 diziam que isso era uma lenda. Pensei que tinha que contar essa história", conta Tocha que, em 1987, tinha 12 anos. "Eu pegava onda no Guarujá e uns amigos pegaram a lata. Eu cheguei a ver, mas não fumei, claro."

A ideia de fazer um documentário relembrando o episódio hoje conhecido como verão da lata foi apresentada ao History em 2010 e atraiu o interesse de Krishna Mahon, 41, diretora de conteúdo original da emissora.

Divulgação
Imagem do livro 'O Verão da Lata' (2012), de Wilson Aquino, publicado pela editora LeYa
Imagem do livro 'O Verão da Lata' (2012), de Wilson Aquino, publicado pela editora LeYa

"Eu me lembro daquela época como se fosse ontem. Sou carioca e tinha amigos que queriam achar as latas para trocar por uma mobilete", conta ela.

Alves e sua codiretora, Haná Vaisman, foram atrás da parte policial do caso. "Tínhamos um monte de doidões dizendo que tinham fumado a maconha e tinha sido muito louco, mas não era nada de novo", diz Alves.

"É um filme sobre o lado pop da história, mas quisemos também desenvolver a investigação policial do caso."

A dupla contratou um detetive nos Estados Unidos para localizar os responsáveis pela apuração do caso das latas, que estavam no navio Solana Star, que ia da Austrália para o país.

NOCAUTE

Para evitar serem pegos pela Polícia Federal brasileira com as drogas ao passar por aqui, os tripulantes jogaram 22 toneladas de maconha no mar. Segundo quem fumou, a droga era tão forte que "nocauteava" as pessoas.

Três meses após a conclusão das primeiras filmagens, encontraram o procurador federal americano Joseph Urbaniak, que contou como encontraram os envolvidos. "Ele foi a nossa grande novidade e tem muito orgulho de ter resolvido esse caso", diz.

O documentário conta também com depoimentos de personalidades como Marina Person, Lobão, Roger e Eduardo Bueno, que relembram o tal verão. A lista de possíveis entrevistados era ainda mais extensa, mas muitos –como Lulu Santos, Herbert Vianna e Nelson Motta– não quiseram falar.

"Quem topou participar estava com tesão de contar essa história, sem medo. Esse negócio de filme com maconha é complicado", diz Alves.

NA TV
Verão da Lata
Estreia do documentário
QUANDO sábado (6), às 22h, no canal History


Endereço da página: