Folha de S. Paulo


Jovens irmãs tocam choro com bagagem de veteranas

As irmãs Corina, 26, Lia, 24 e Elisa, 21, tornaram-se conhecidas em rodas tradicionais de chorinho de São Paulo por tocarem com os veteranos do gênero quando mal conseguiam segurar os instrumentos.

Com 13 anos de carreira mesmo tão jovens, elas acabam de lançar "Boca de Goiaba", o quarto disco do Choro das 3, grupo formado pelas irmãs e mais o pai no pandeiro –a mãe atua na produção.

A mais velha foi a primeira a se interessar pela música, aos oito anos, quando descobriu um disco do flautista Altamiro Carrilho (1924-2012) entre as coisas do pai, na casa onde vivem em Porto Feliz (118 km de São Paulo).

Como de praxe na idade, ganhou uma flauta doce ("Mãe com filho que toca flauta doce tem lugar no céu", brinca Cristina Ferreira, 50, a mãe), e mais tarde passou à transversal, seguindo os passos de Carrilho. Lia optou pelo violão de sete cordas; Elisa, aos cinco, escreveu a Papai Noel pedindo um "bandolino".

Eduardo Anizelli/Folhapress
A partir da esquerda, Corina, 26, Eduardo (o pai), Lia, 24, e Elisa, 21, do grupo Choro das 3
A partir da esquerda, Corina, 26, Eduardo (o pai), Lia, 24, e Elisa, 21, do grupo Choro das 3

O pai, Eduardo Ferreira, 54, que participara de um grupo de Bossa Nova no colégio, voltou a tocar, e assim nasceu o Choro das 3. Consultor de uma empresa, ele concilia o trabalho com o pandeiro.

De resto, a família é inteiramente dedicada à música: compõem, ensaiam e gravam os discos na própria casa no interior de São Paulo, em um estúdio construído para as meninas. Corina é responsável por mixagem, masterização e até o projeto de capa.

Antes do lançamento de "Boca de Goiaba" no Brasil –em show na última quinta (27) no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo– a família fez uma turnê de três meses para divulgá-lo nos EUA.

Foram mais de 40 shows em 20 Estados americanos, percorridos em uma minivan estilizada que fazia as vezes de carro, restaurante e, se preciso, dormitório.

Na viagem, também lançaram "Dias de Verão", com composições de Elisa ao piano. O disco foi gravado em 2013 durante outra turnê pelos EUA, quando visitaram a oficina do técnico de piano David Stanwood, em Cape Cod.

Com um repertório inédito, "Boca de Goiaba" traz composições feitas por amigos e pelas irmãs. "Um Maxixe pra Elisa", por exemplo, foi um presente do pernambucano Paulo Fasanaro à caçula, que retribuiu com a faixa que dá nome ao disco. O nome foi escolhido pelo próprio Fasanaro, a pedido da bandolinista.

"No Recife, é um código para se referir a um músico ruim da roda", explica Elisa.

Nos próximos dias, o Choro das 3 apresenta o álbum em cidades do interior de SP, como Itapetinga (4), Itu (5), São Carlos (7) e Itararé (9).

BOCA DE GOIABA
ARTISTA Choro das 3
QUANTO R$ 25, em macole.com.br


Endereço da página: