Folha de S. Paulo


Rapper lança engenhocas com seu som pelas ruas

O cantor, compositor e MC paulistano Rael, 32, conhecido por misturar magistralmente ao rap ritmos brasileiros e jamaicanos, tem andando por aí com espátula e cimento na mão. Isso porque está instalando pelos muros da capital pequenos dispositivos contendo o seu novo disco, "Diversoficando".

Trata-se de uma engenhoca com bateria de celular e cartão de memória, entre outros itens, dentro de uma caixa feita em impressora 3D.

Karime Xavier/Folhapress
Rael escuta música em dispositivo instalado em muro na Vila Mariana
Rael escuta música em dispositivo instalado em muro na Vila Mariana

A primeira foi incorporada à parede do número 421 da rua Major Maragliano, na Vila Mariana, na quarta (19).

A segunda, na avenida Cruzeiro do Sul, 3.545, em Santana. Para ativá-las, basta plugar o fone e curtir o som "vendo o mundo ao redor".

"Do nome do disco veio a ideia de fazer algo que diversificasse o jeito de ouvir a música. Juntando com o que a gente fala no sentido figurado (tem música nova na rua'), A música foi pra rua literalmente", explica Rael.
Mais três aparelhos estão prontos para o emparedamento. Um estêncil com o nome do artista ajuda a identificar o local, revelado nas redes sociais.

O lançamento começa nesta segunda (24), no esquema uma-música-por-dia, sempre às 16h, pelo YouTube.

Com papel e caneta em punho, Rael não para de criar. Não foi diferente desde que colocou nas ruas o seu segundo álbum, "Ainda Bem que Eu Segui as Batidas do Meu Coração", em 2013, produzido pela dupla americana Beatnick & K-Salaam. De lá para cá, saíram cinco inéditas e duas versões, reunidas nesse novo EP.

GRÁTIS

Como nos tempos do primeiro álbum, "MP3 - Música Popular do 3º Mundo" (2010), ele assina a produção de algumas músicas, caso de "Ser Feliz" e "Pré-Conceito". É notável um certo desaceleramento dos BPM's (batidas por minuto). "Sempre fui rapidão, ansioso, então tentei cantar mais malandreado."

O produtor Marcos Xuxa Levy colocou as mãos em "O Hip Hop É Foda - Parte 2", carro-chefe do disco. É inspirada em "A Bossa Nova É Foda", de Caetano Veloso.

Apesar da pegada mais experimental, Rael não abre mão de mensagens de superação, marca forte de sua obra. "Eu sou de quebrada, né, acho que a molecada ainda precisa ouvir essas letras sobre dar a volta por cima."

DIVERSOFICANDO
Artista Rael
Gravadora Laboratório Fantasma
Quanto grátis, no youtube.com/user/raeldarima e nas ruas de SP


Endereço da página: