Folha de S. Paulo


Lemony Snicket se desculpa por piada racista no National Book Awards

Autor dos livros infantis "Desventuras em Série", Daniel Handler, conhecido pelo pseudônimo Lemony Snicket, se desculpou por uma piada feita enquanto apresentava o National Book Awards, nesta quarta (19).

Snicket fez comentários sobre a alergia da escritora negra Jacqueline Woodson a melancia —um estereótipo racista norte-americano, associado à escravidão.

"Meu trabalho na premiação era iluminar escritores tremendos, incluindo Woodson e não eclipsá-los com minhas péssimas tentativas de humor", escreveu ele em sua conta no Twitter. "Eu claramente não consegui, e estou arrependido".

A obra pela qual Woodson recebeu o prêmio de literatura jovem, "Brown Girl Dreaming", é um livro de memórias sobre crescer na Carolina do Sul e Nova York nos anos 1960 e 1970, no turbilhão dos movimentos pelos direitos civis. Ela era a única finalista negra.

Depois que a autora subiu ao palco para receber seu prêmio, Handler voltou ao palco.

"Eu disse que se ela vencesse eu lhes contaria algo que descobri neste verão. Jacqueline Woodson é alérgica a melancias. Pensem nisso," ele disse. "Eu disse a ela: 'Você tem que por isso em algum livro', e ela me disse pra fazê-lo. Então eu disse que só escreveria um livro sobre uma menina negra que é alérgica a melancias se você, Cornel West, Toni Morrison e Barack Obama disserem que é ok".

O comentário repercutiu nas redes socias. O blogueiro David Perry disse que "um autor branco e poderoso fazer piada sobre melancias enquanto entrega um prêmio a uma escritora negra passa a mensagem de que 'não importa o que você escreva, o que você faz ou o que conquista, você sempre será uma autora negra, não uma autora'".


Endereço da página: