Folha de S. Paulo


Clássico das HQs ganha nova edição no país

Três criações importantes do mercado de quadrinhos franco-belga chegaram ao Brasil nos anos 1960. Duas delas, "Asterix" (Record) e "Tintim" (Companhia das Letras), ganharam edições recentes.

Faltava reeditar a terceira, "Lucky Luke", uma sátira às histórias de faroeste criadas pelo belga Morris (1923-2001), com roteiro do francês René Goscinny (1926-1977). A nova edição da série sai em dezembro no Brasil, pela editora Zarabatana Books.

Serão 24 volumes com todas as histórias do caubói conhecido por atirar "mais rápido que a própria sombra" —parte delas inéditas no país.

Segundo o editor Claudio Roberto Martini, diferentemente do ocorrido na França, a edição brasileira começa pelo quarto volume, com tramas publicadas originalmente entre 1956 e 1957.

Divulgação
Personagem Lucky Luke volta em dezembro às livrarias brasileiras em coleção com 24 volumes da Zarabatana Books
Personagem Lucky Luke volta em dezembro às livrarias brasileiras em coleção com 24 volumes

"É quando Goscinny começa a escrever os roteiros e o traço de Morris se consolida. As histórias e os personagens ficam mais bem estruturados", diz.

Goscinny é mais conhecido pelo trabalho em "Asterix", HQ criada por ele e pelo desenhista Albert Uderzo em 1959.

O roteirista escreveu dezenas de aventuras de LuckyLuke, publicadas nos anos 1950, 1960 e 1970 e, postumamente, nos 1980.

O personagem foi criado em 1946, escrito e desenhado por Morris, para uma edição especial da publicação belga "Le Journal de Spirou".

No ano seguinte, o caubói se tornou personagem fixo, e, pouco depois, as histórias foram reeditadas no primeiro álbum. Morris, pseudônimo do belga Maurice De Bevere, seguiria trabalhando com o personagem até 2001.

LONGEVIDADE

As compilações ajudaram a dar maior longevidade à série e a conquistar novos mercados. No Brasil, "Os Primos Dalton – Lucky Luke" foi lançado em 1966 pela extinta Bruguera. A editora publicava também a revista semanal "Tintim".

O personagem teve passagem pela RGE (Rio-Gráfica Editora), que publicou cinco álbuns e um livro de bolso na década de 1970. A série foi retomada em 1983 pela Martins Fontes durante quatro anos –"Lucky Luke" não era editado desde então.

Pode-se medir a repercussão da série pela sucessiva reedição de seus álbuns em vários países e pela migração das aventuras do caubói criado por Morris para outras mídias.

No cinema, Terence Hill dirigiu e estrelou "Lucky Luke" em 1991. O ator voltou ao personagem numa sequência do mesmo ano e numa série de televisão (1992). Na França, houve mais de uma versão cinematográfica. Em 2009, foi interpretado por Jean Dujardin, vencedor do Oscar de melhor ator em 2011 por "O Artista".

As histórias também serviram de base para uma série de TV de animação, que chegou a ser exibida nos anos 1990 no Brasil.

LUCKY LUKE: VOLUME 4
AUTORES Morris e René Goscinny
TRADUÇÃO Claudio Roberto Martini
EDITORA Zarabatana Books
QUANTO preço a definir (144 págs)


Endereço da página: