Folha de S. Paulo


Projetos recentes ampliam ideia de interação entre público e HQ

Dois dos projetos mais ambiciosos de Randall Munroe abordam as possibilidades de interação entre obra e público de formas distintas.

"Click and Drag" –"clique e arraste", coisa que o leitor de fato pode fazer é de 2012 e se inspira em um passatempo comum na rotina digital: passear por mapas na rede.

"Eu achava um rio perto de casa e começava a clicar e arrastar o mapa para seguir o rio até o oceano, e isso levava meia hora, passava por várias cidades e dava a sensação de estar explorando."

"Time" era um experimento com o tempo. Munroe convidava o leitor a seguir uma história que teria um novo quadrinho a cada hora, ao longo de 123 dias. "Era algo entre tira na internet e filme. Achei que seria uma forma única de contar uma história sobre o tempo."

No texto do discurso de agradecimento pelo Prêmio Hugo de melhor história gráfica, dado a "Time" neste ano, o autor pedia ao escritor Cory Doctorow, que o receberia em seu lugar, para ler uma palavra por hora.


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