Folha de S. Paulo


Mix Brasil exibe a 'Abramovic do pornô gay'

O americano Colby Keller, 34, ganhou fama protagonizando cenas de sexo em filmes de pornô gay. Sem abandonar o ramo que lhe valeu celebridade, agora busca outro tipo de conexão com as pessoas.

Com seu projeto "Colby Does America" (Colby faz a América, com "fazer" numa acepção mais safada), quer cruzar todos os Estados americanos transando com desconhecidos "em nome da arte".

"Quero explorar a linguagem do pornô, colaborando com artistas de outras áreas", diz ele, que está no país para exibir o curta "Zolushka", de Wes Hurley, no Mix Brasil.

Raquel Cunha/Folhapress
O ator pornô, antropólogo e artista plástico Colby Keller participa do festival Mix Brasil
O ator pornô, antropólogo e artista plástico Colby Keller participa do festival Mix Brasil

Em seu blog, convoca voluntários para transar com ele no banco de trás de sua van. A performance consiste em cumprir os desejos dos interessados e "dialogar" com eventuais projetos que tenham. Ele cruzou dez Estados.

No Alabama, achou um jovem poeta. "Usamos os poemas como base para o vídeo em que fazemos sexo", diz Keller à reportagem, trajando um macaquinho florido (macacão curto, de bermuda) com o qual aterrissou no Brasil.

As performances renderam ao ator o apelido de "Marina Abramovic do pornô gay", numa referência à artista sérvia, maior nome da performance no mundo hoje. "Mas comigo a coisa não é intencional, como na obra dela. Não me vejo no papel do expert. Eu só engato o encontro", afirma ele.

O curta "Zolushka" é uma espécie de paródia gay para o conto de Cinderela. Keller interpreta o Príncipe Encantado, fisgado numa boate.

Atuando no pornô gay há 13 anos, Keller ganhou status de "intelectual" desse métier pelos textos que escreve em seu blog, "Big Shoe Diaries", divagando sobre a indústria.

Sem emprego aos 21, com diploma de antropologia no currículo, "que é espetacular, mas nunca rendeu dinheiro", resolveu mandar fotos suas para seu site pornô favorito.

Deu certo: na época, os sites eram poucos. "Hoje há concorrência e todo o mundo ganha menos, até mesmo eu. Celebridade não funciona nesse meio", afirma Keller.

ZOLUSHKA (CINDERELLA)
PRODUÇÃO EUA (2013)
DIREÇÃO Wes Hurley
QUANDO seg. (17) às 22h
ONDE Espaço Itaú, r. Augusta, 1.470, tel. (11) 3288-6780
CLASSIFICAÇÃO 18 anos


Endereço da página: