Folha de S. Paulo


Trienal do New Museum, em NY, anuncia artistas de sua próxima edição

Uma das mostras mais importantes no circuito global, a Trienal do New Museum, de Nova York, anunciou nesta sexta (14) a lista de artistas que estarão em sua terceira edição, marcada para fevereiro do ano que vem.

A mostra se firmou no calendário internacional desde sua primeira edição, há cinco anos, que foi organizada pelo curador do New Museum, o italiano Massimiliano Gioni, que também esteve à frente da Bienal de Veneza do ano passado. Desde então, a Trienal se consolidou como plataforma de lançamento de novos artistas no mundo da arte.

Enquanto a edição passada, em 2012, teve um artista brasileiro, o alagoano Jonathas de Andrade, a edição marcada para o ano que vem não terá nenhum nome do país, a não ser o espanhol Daniel Steegmann Mangrané, radicado no Rio.

Organizada por Lauren Cornell, curadora do New Museum, e pelo artista Ryan Trecartin, a próxima Trienal deve discutir o impacto das tecnologias digitais sobre a cultura e a produção artística, em especial os efeitos psicológicos e afetivos provocados pelas redes sociais.

Entre outros artistas já confirmados, estão o angolano Kiluanji Kia Henda, que já participou da Bienal de São Paulo, o argentino Eduardo Navarro e o coletivo norte-americano K-Hole.


Endereço da página: