Folha de S. Paulo


Evento em São Paulo homenageia a escritora Carolina Maria de Jesus

"Onde Estaes Felicidade", livro com dois contos inéditos da escritora Carolina Maria de Jesus (1914-1977), será lançado em evento na próxima segunda-feira (17) na Câmara Municipal de São Paulo.

Na ocasião, a catadora de papel que virou escritora após aparecer em reportagem de 1958 no extinto jornal "Folha da Noite", tornando-se best-seller com "Quarto de Despejo - Diário de uma Favelada" (1960), será homenageada em sessão solene aberta ao público, com entrega de placa comemorativa a seus familiares, pelo vereador Donato.

A edição comemorativa "Onde estaes Felicidade?" (ed. Me Parió Revolução), realizada com apoio do Ministério da Cultura, por meio da Fundação Palmares, reúne dois textos inéditos de Carolina Maria de Jesus, além de ensaios sobre a autora. Sai na Semana da Consciência Negra, que coincide com as comemorações em torno do centenário de Carolina de Jesus.

Acervo Ultima Hora/Folhapress
A escritora Carolina Maria de Jesus autografa Quatro de Despejo
A escritora Carolina Maria de Jesus autografa Quatro de Despejo

A editora optou por publicar as histórias tais como foram escritas, incluindo os erros de grafia da autora. Na primeira, que leva o nome do livro, Carolina trata do triângulo amoroso entre os personagens José dos Anjos, Maria da Felicidade e um viajante. A história aborda os sonhos da jovem, que pouco sabe sobre o mundo e vive entre a razão e a loucura, e por quem os dois homens são apaixonados.

Já o conto "Favela" narra o cotidiano de moradores de um assentamento em São Paulo, onde vivem a angústia das ameaças de despejo. "Carolina de Jesus apresenta com pormenores os impactos das mobilizações políticas contra a expulsão de habitantes de cortiços, primeira morada dos migrantes que chegavam à 'cidade da garoa' nos anos de 1940", destaca Raffaella Andrea Fernandez, em sua apresentação da obra.

No ensaio fotográfico que encerra o livro, a historiadora e fotógrafa Sandrinha Alberti faz um contraponto entre a favela detalhada nas obras de Carolina de Jesus, na década de 1960 e, e os espaços de favela contemporâneos.

HOMENAGEM AO CENTENÁRIO DE CAROLINA DE JESUS
QUANDO seg. (17), às 19h
ONDE Câmara Municipal de São Paulo - Plenário 1º de Maio
QUANTO grátis


Endereço da página: