Folha de S. Paulo


Fenômeno na web, cientista amador vira ator na TV paga

Iberê Thenório está em todos os cantos. Na internet, onde seu canal no YouTube, Manual do Mundo, soma mais de 2,5 milhões de seguidores; nas ruas, com seu rosto estampando propagandas; na televisão, como protagonista da sitcom "Experimentos Extraordinários".

No programa, que estreou no dia 1º no canal Cartoon Network, Thenório vive uma versão exagerada —meio caricatural— de si mesmo: um cara otimista, interessado em ciência, que bota em prática experiências mirabolantes como colocar uma pessoa dentro de uma bolha de sabão gigantesca.

Na série, ele vive um diretor de um programa de TV sobre ciência. Para sua equipe, o canal contrata quatro pré-adolescentes, que colocam o adulto em enrascadas. A cada episódio alguns experimentos são demonstrados —algo como um novo "O Mundo de Beakman", popular programa infantil exibido na TV Cultura entre 1994 e 2005.

Divulgação
Iberê Thenório (à frente) é protagonista da sitcom 'Experimentos Extraordinários
Iberê Thenório (atrás, de camisa branca) e a equipe da série 'Experimentos Extraordinários', do Cartoon Network

O projeto foi desenvolvido com o auxílio de Thenório, que já havia recebido propostas para levar seu canal de vídeos para a TV. "Mas eram todas fracas", conta. "Desta vez eu participei desde o comecinho, ajudei a escolher os experimentos que iam ao ar."

O canal na web, no qual ensina a fazer coisas como um forno solar com caixa de pizza ou passar roupa com uma panela de pressão, nasceu em 2008, quando começava uma febre de vídeos de "how to" (como fazer, em tradução livre do inglês) na internet.

"Eu era jornalista e já trabalhava com vídeos. Tive a ideia de filmar os experimentos que fazia quando criança. Comecei com câmera emprestada, gravando em casa", diz.

Fã de ciência desde a infância –"sempre fui muito curioso, e quem é assim se dá naturalmente bem nessa área"–, conta que recebe dezenas de e-mails por dia com sugestões de experimentos.

"Também ando na rua vendo tudo em volta, pensando no que posso inventar", diz. "Tenho praticamente uma biblioteca com livros de ciência e vejo muitos vídeos sobre o assunto."

O canal cresceu tanto que o rosto de Thenório foi colocado em anúncios nos relógios de rua, pontos de ônibus e no metrô, como parte de uma campanha do YouTube.

"Um dia São Paulo amanheceu com um monte de fotos da minha cara. Cruzo comigo toda hora", diverte-se.

No primeiro anúncio, ele aparecia congelado, acompanhado da frase "aprenda a fazer gelo em menos de um minuto". Agora veste touca de banho, prometendo ensinar a usar menos água no banho.

Como ator, Thenório diz que hoje se sente à vontade.

"No começo fiquei receoso. Para a internet eu falo com uma câmera, é diferente de estar num set com outras 40 pessoas", afirma. "Mas gravamos por quatro meses num esquema de internato. Depois disso você tira de letra."

NA TV
Experimentos Extraordinários
Exibição da série
QUANDO sábados, às 11h30, no Cartoon Network


Endereço da página: