Folha de S. Paulo


'Interestelar' retrata missão espacial enquanto o planeta definha

Depois de estudar as profundezas de Gotham City na trilogia "Cavaleiro das Trevas" e percorrer níveis de consciência em "A Origem", parece que o único lugar a que o diretor Christopher Nolan podia ir em seguida era o espaço sideral.

Em seu mais recente longa, "Interestelar", uma tripulação de nave espacial deixa para trás as amarras da Terra, que está rapidamente se tornando impraticável para a vida, em busca de buracos negros e planetas além da galáxia.

O elenco inclui Matthew McConaughey (vencedor do Oscar por "Clube de Compras Dallas") como Cooper, agricultor e piloto cuja tarefa é garantir o futuro da humanidade.

Anne Hathaway (vencedora do Oscar por "Os Miseráveis") é Brand, outra integrante da tripulação; e Jessica Chastain (indicada ao Oscar por "A Hora Mais Escura") faz a filha de Cooper, que acompanha a missão da Terra.

Os três se reuniram para discutir o que os levou ao filme. Pareciam menos uma tripulação de calejados veteranos e mais três novatos ingênuos ainda se aclimatando à sua missão e uns aos outros.

"New York Times" – Algum de vocês sonhava ser astronauta quando jovem?
McConaughey – Para mim, o que acontece no chão parecia suficiente. Até que trabalhei em "Contato" (1997), que me fez pensar que não importa só o que acontece aqui.
Chastain – Quando menina, eu amava a princesa Leia [de "Star Wars"]. Amava que ela estivesse no comando. Mas não tinha a intenção de ser uma daquelas pessoas nas espaçonaves. Preferia ser uma das pessoas que ficariam na Terra comendo milho.
Hathaway – Quando eu estava na 5ª série, eu disse que queria ser astronauta e meu irmão respondeu que "bem, você vai precisar melhorar na matemática". Fiquei muito feliz de fazer o filme: pude continuar ruim em matemática e ainda assim ser astronauta.

Como cada um foi abordado por Christopher Nolan?
Chastain – Eu estava na Irlanda do Norte. Alguém foi levar o roteiro. Páginas em papel vermelho brilhante, que me deram dor de cabeça ao ler.
Hathaway – Li o roteiro na biblioteca dos Nolan. Entendi mais ou menos o que tinha lido, mas não estava certa.
McConaughey – Meu agente disse que Nolan estava pensando em mim para um papel. Fui à casa dele, conversamos por horas e, quando nos despedimos, me lembro de pensar que sabia o que tinha acontecido lá. Mas o que exatamente aconteceu lá?

O que o convenceu a aceitar?
McConaughey – O roteiro tinha as coisas que eu amava nos filmes de Chris. Mas essa ideia parecia mais íntima. Era uma questão simples e humana de um pai e uma filha. A mais extrema circunstância de "o que você faria se..."

Como ele trabalha com atores?
Chastain – Ele sabe o que o filme é, e vai ajudar todos a encontrar seu caminho.
McConaughey – Meus momentos favoritos aconteciam quando começávamos em um novo cenário e nos sentávamos para discutir as regras daquele novo mundo. Qual é a gravidade? E ele dizia "não sei. Preciso ter tempo para me entediar, que e é quando decido essas coisas".

O que ganharam trabalhando com o físico Kip Thorne?
McConaughey – Ele tinha senso de humor. Um cara gentil. Nada de matemático ou de cientista estereotipado.
Hathaway – Tive medo de me sentir burra. Mas não é assim que ele age.
McConaughey – Tudo que você perguntava, a resposta era "não é isso ou aquilo, mas as duas coisas. Nenhuma resposta deveria não conduzi-lo a uma nova pergunta".

O filme imagina um futuro no qual a ciência não é tão valorizada, e a humanidade perdeu seu espírito de pioneirismo.
McConaughey – O filme desafia a humanidade, mas tem fé nos humanos. Diz que existe alguma coisa lá fora –extraterrestres, Deus, não importa. Mas ao mesmo tempo recua e afirma: "E quem vocês acham que será responsável por nos levar até lá?"
Chastain – Creio que a exploração espacial seja importante, mas também gostaria que deixássemos de esconder o que estamos fazendo ao planeta. Estou mais interessada em fazer o que puder para que possamos permanecer nele.

Parece que a ficção científica está deixando de lado as invasões alienígenas e produzindo histórias humanistas, não?
McConaughey -- Em geral esses filmes giram em torno do apocalipse. Nolan está dizendo que o desconhecido, os fantasmas, o que quer que sejam, são bons, e talvez possamos usá-los para chegar à próxima etapa. Ele afirma a vida.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

OUTRAS GALÁXIAS
Referências da ficção científica em 'Interestelar'

Reprodução

"2001: Uma Odisseia no Espaço"
O monólito do filme de Kubrick ganhou braços e pernas com os robôs de "Interestelar", cujas piadas lembram os sentimentos de HAL em "2001"

"Contatos Imediatos do Terceiro Grau"
O pai que deixa a família para embarcar em jornada rumo ao desconhecido lembra o protagonista do longa de Spielberg

"Os Eleitos"
A frustração inicial de Coop (Matthew McConaughey) remete à busca dos personagens para se tornarem astronautas no filme de Philip Kaufman

OUTROS CONCEITOS
A ciência em três momentos no filme

Divulgação

Viagem Espacial
"Interestelar" discute a possibilidade de viajar grandes distâncias a partir de atalhos ("wormholes") capazes de mudar o espaço-tempo

Relatividade
Segundo Einstein, o tempo pode passar em velocidades distintas para as pessoas. Após viagens espaciais, pais poderiam voltar com a mesma idade dos filhos

Outras dimensões
Físicos apontam a existência de mais dimensões além das três –altura, profundidade e largura– que nós conhecemos, mas elas estão escondidas


Endereço da página: