Folha de S. Paulo


Festival exibe hoje primeiro curta feminino premiado no Anima Mundi

Guida, uma senhora que há 30 anos trabalha como arquivista e resolve participar de aulas de modelo vivo, é a personagem principal do curta homônimo que encerrará a mostra de cinema nacional do Dia Internacional de Animação, nesta terça (28).

O filme premiado da animadora brasileira Rosana Urbes, 46, irá finalizar a mostra nacional que integra a edição de 2014 do festival gratuito —que terá atividades em 240 cidades brasileiras e mais de 51 países, segundo seus organizadores.

"Eu comecei a trabalhar desde cedo como ilustradora, mas aí fui assistir a uma palestra no MIS (Museu de Imagem e Som) sobre animação e achei aquilo irresistivelmente mágico", diz Urbes, que já ilustrou filmes como "Mulan", "Lilo e Stitch" e "Tarzan", da Disney. "É por isso que eu acho mostras como essa extremamente importantes".

Ela conta que conseguiu encontrar seu estilo de desenhar enquanto fazia aulas de modelo vivo, justamente onde sua personagem vai buscar refúgio da rotina entediante. "Desenhar da realidade é muito importante para conseguir encontrar seu traço", afirma a animadora.

Divulgação
Curta 'Guida' será exibido hoje (28) em festival de animação
Curta 'Guida' será exibido hoje (28) em festival de animação

O DIA, que tem como patrocinadora a Petrobras, chega à sua 11ª edição com presença nas cinco regiões brasileiras, desde Xapuri, no Acre, até São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Em ambas as cidades, a exibição dos filmes começará às 19h30.

Além da mostra nacional, serão exibidos também curtas internacionais e infantis.

Apesar de chamar-se "dia da animação", o festival se estenderá em muitas das cidades participantes. Em São Paulo, a própria Urbes dará uma aula no dia 31 de outubro sobre processos criativos e animação 2D.

Se engana, aliás, quem acha que o mundo da animação é exclusivamente para crianças. Apesar de contar com uma mostra infantil, a classificação etária do resto do Dia Internacional da Animação é 16 anos.

PARTICIPAÇÃO FEMININA

"Guida" é o primeiro filme autoral de Urbes, foi o curta mais premiado no Anima Mundi de 2014, festival que ocorre há 22 anos em várias capitais do país e é, segundo os organizadores, o segundo maior do ramo no mundo e o maior do continente americano.

Apesar de o festival existir há mais de duas décadas, "Guida" foi o primeiro filme dirigido por uma mulher a vencer uma de suas mostras competitivas.

"É um mercado muito masculino", diz Urbes, que ilustrou filmes famosos, como "Mulan", "Tarzan" e "Lilo e Stitch", da Disney. "Mesmo lá, eram uma, duas mulheres num estúdio com 300 animadores".

Segundo ela, o espaço feminino na animação tem aumentado nos últimos anos, com um maior número de diretoras em festivais como o Anima Mundi.

"Passei muitos anos de carreira conhecendo só artistas homens, porque para achar as mulheres eu tive que vasculhar", afirma ela, que diz ter tomado coragem para fazer "Guida" após conhecer o trabalho de outras ilustradoras, como a austríaca Lisbeth Zwerger, famosa por seu trabalho com livros infantis.

"Eu trabalho há vinte anos com animação e demorei muito tempo para ter coragem de dirigir e ter voz", conta. "Ainda mais por querer fazer um filme com uma temática bem feminina, sempre foi uma coisa meio velada de 'como é que vai ser minha aceitação?'"

"É importante esse aumento, porque tomar coragem acontece quando você começa a ver mais participação feminina e pensa 'então eu também posso fazer isso'".

DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO - SP
QUANDO ter (28), às 19h30 (sessão internacional) e 20h30 (sessão nacional), qua (29) e sex (31)
ONDE Senac Lapa, r. Scipião, 67
QUANTO Gratuito


Endereço da página: