Folha de S. Paulo


Crítica: Keith Richards mostra que também é um cara família

O sujeito cafungou as cinzas do próprio pai, quase matou queimada a namorada ao dormir com um cigarro aceso durante uma noitada de uso de heroína, foi um dedicado usuário de drogas recreativas em geral e agora, septuagenário, posa de bom velhinho.

Keith Richards, o lendário guitarrista dos Rolling Stones, acaba de lançar sua segunda peça literária, feita em colaboração com Barnaby Harris e Bill Shapiro.

Depois da autobiografia "Vida" (Globo), de 2010, chega o livro infantil "Gus & Me" –de forma muito apropriada para uma criação familiar, as ilustrações são da filha mais velha de Richards com a modelo Patti Hansen, Theodora.

Reprodução
Imagem de 'Gus & Me', escrito por Keith Richards e ilustrado por sua filha Theodora
Imagem de 'Gus & Me', escrito por Keith Richards e ilustrado por sua filha Theodora

Ela foi batizada em homenagem ao avô de Richards, que tinha Gus por apelido, mas cujo nome completo era Theodore Augustus Dupree. Ele, segundo o livro, "vivia com sete filhas perto da estrada das Sete Irmãs, em uma casa cheia de tortas e instrumentos musicais".

Um desses instrumentos era um violão, que ficava sempre guardado em cima de um piano. O livro conta pedaços da história de Gus e seu netinho, de seus longos passeios e gostosas conversas. E revela como Richards ganhou do avô seu primeiro violão e uma lição de música. "Quando você souber tocar Malagueña' vai ser capaz de tocar qualquer coisa", disse o avô.

Do ponto de vista literário, "Gus & Me" não é exatamente apaixonante. Vale, porém, como registro histórico e objeto de adoração para fãs do guitarrista –ainda mais que a versão de capa dura traz também um CD em que o próprio Richards conta a história, com fundo musical que inclui acordes dedilhados da já citada "Malagueña".

E é a prova de que mesmo o mais drogado e desbocado dos bad boys pode ser um sujeito família. Depois de cinco filhos e cinco netos, Keith Richards hoje diz: "Eu espero conseguir ser para meus netos um avô tão bom quanto foi Gus".

GUS & ME
AUTORES Keith Richards e Theodora Richards
EDITORA Little, Brown Books for Young Readers
QUANTO US$ 10,53 (cerca de R$ 25, na Amazon, 32 págs.)
AVALIAÇÃO bom


Endereço da página: