Folha de S. Paulo


Estilista dominicano Oscar de la Renta morre aos 82 anos

O estilista dominicano Oscar de la Renta morreu nesta segunda-feira (20), nos Estados Unidos, aos 82 anos, segundo informou sua mulher à imprensa local.

De la Renta, ícone latino-americano da moda mundial, enfrentava um câncer desde 2006. A causa da morte, no entanto, não foi confirmada.

Conhecido por criar peças para celebridades e estrelas de cinema, o estilista desenhou recentemente o vestido de noiva da advogada Amal Alamuddin, que se casou com o ator George Clooney em outubro.

Nascido em 1932 na República Dominicana, De la Renta saiu de casa aos 18 anos para estudar pintura em Madri. Foi lá que ele desenvolveu paixão pelo design de moda e foi estagiar com Cristóbal Balenciaga (1895-1972), seu mentor, e depois conseguiu um emprego na maison Lanvin, em Paris.

Ele ficou mundialmente famoso no mundo da alta costura na década de 1960, quando a então primeira-dama americana Jaqueline Kennedy começou a ser vista vestindo suas criações.

De la Renta criou a grife que leva seu nome ainda naquela década, em Nova York, e passou a desenhar criações para diversas pessoas públicas –como as primeiras-damas norte-americanas Betty Ford, Nancy Reagan, Hillary Clinton e Laura Bush.

Entre as atrizes que frequentemente utilizam seus vestidos estão Cameron Diaz, Nicole Kidman, Oprah Winfrey, Kristen Stewart, Penélope Cruz e Jessica Chastain.

Nos últimos dias, De La Renta começou a preparar a sucessão de sua marca, apresentando Peter Copping como seu novo diretor de criação. A nomeação chamou atenção por ter sido feita com o estilista ainda em atividade, algo raro.


Endereço da página: