Folha de S. Paulo


Weird Al atualiza paródias e chega ao topo das paradas de sucesso

Julho passado foi o mês mais louco da vida de Alfred Matthew Yankovic, mais conhecido como Weird Al. Foi quando ele lançou o seu 14º álbum de estúdio, "Mandatory Fun", o mais bem-sucedido de sua carreira.

O músico americano de 54 anos fez sucesso nos Estados Unidos nos anos 1980 e no começo dos 1990 com paródias de Michael Jackson, Madonna e até Nirvana. Mas andava meio sumido desde então, apesar de ainda lançar discos.

Neste novo trabalho, Yankovic faz paródias de hits radiofônicos recentes como "Royals", de Lorde, "Happy", de Pharrell Williams, e "Blurred Lines", de Robin Thicke.

Reprodução
Weird Al em clipe da paródia da canção 'Happy', de Pharrell Williams
Weird Al em clipe da paródia da canção 'Happy', de Pharrell Williams

TOPO

A qualidade do trabalho, somada à estratégia de divulgação –foi lançado um vídeo por dia durante uma semana na internet–, fez com que ele estreasse em primeiro lugar na Billboard 200, a lista dos discos mais vendidos nos Estados Unidos, algo inédito para um álbum de comédia.

No mês passado, surfando no sucesso, ele fez uma apresentação na cerimônia de entrega do prêmio Emmy, parodiando temas de séries como "Game of Thrones", "Modern Family" e "Mad Men".

"Ganhar a vida fazendo o que eu gosto já é uma vitória. Mas conquistar tudo isso a essa altura da minha carreira é incrível", diz Yankovic à Folha. "Nunca imaginei que essas coisas fossem acontecer."

O motivo do sucesso, segundo ele? "Gosto de pensar que esse é o meu melhor disco até hoje. As paródias são todas muito boas e os alvos' [os artistas que ele parodiou] foram bem escolhidos".

NERD

Com a mesma aparência nerd e com os cabelos longos encaracolados e camisas coloridas dos anos 1980, Yankovic diz ser extremamente metódico. A ideia para o plano de marketing do disco, por exemplo, partiu dele.

"Tenho uma equipe que faz essas coisas, mas gosto de ter as ideias brutas para os negócios. Sabia que essa era a maneira certa de divulgar."

"Navego muito na web para ouvir novidades musicais, leio listas da Billboard' para ter ideias e tenho uma relação de assuntos que eu acho que dariam boas paródias."

O músico também tem em sua casa um quadro no qual vai escrevendo as ideias que têm –às vezes, pensa em até quatro possibilidades diferentes para uma mesma frase, e testa até achar a melhor.

Embora a estética do trabalho de Weird Al Yankovic carregue aparência de artista independente, o músico leva uma vida digna de pop star em Los Angeles. Mora numa mansão no luxuoso bairro de Hollywood Hills com a mulher Suzanne, com quem está casado há 13 anos, e a filha Nina, 11, e tem uma casa de veraneio em Maui, no Havaí.

RITO DE PASSAGEM

Uma característica interessante das paródias de Yankovic é que a maioria dos artistas se sente honrada em ser escolhida como "alvo". Em parte, porque a divulgação extra ajuda nas vendas, mas também porque valida a popularidade do artista parodiado. "Muitos veem como um rito de passagem", diz.

No caso do Nirvana, o sucesso da imitação do clipe da faixa "Smells Like Teen Spirit" foi responsável pela venda de um milhão de cópias a mais do ultra celebrado álbum "Nevermind", segundo a gravadora da banda na época.

Kurt Cobain (1967-1994), líder do grupo, disse que percebeu que "tinha ficado famoso" quando Yankovic pediu autorização para "zoar" a música.

Divulgação
O músico Weird Al em paródia do disco 'Nevermind', do Nirvana
O músico Weird Al em paródia do disco 'Nevermind', do Nirvana

Se o artista consegue autorização de quase todos os artistas para "tirar sarro", há uma rara exceção. Segundo ele, o único que sempre disse não foi o cantor Prince.

"Não peço nada a ele há duas décadas. Queria fazer coisas dele dos anos 1980 ou do começo dos 1990. Se eu tivesse uma boa ideia de uma de suas músicas recentes, não hesitaria em pedir, mas não é o caso", alfineta.

A turnê de "Mandatory Fun" só deve acontecer em 2015. Assim, Yankovic pode aproveitar ao máximo oportunidades como a da apresentação no Emmy. Afinal, vai saber se ele conseguirá repetir o sucesso algum dia.

*

Assista aos videoclipes de algumas paródias de Weird Al:

"Eat It", paródia de "Beat It", de Michael Jackson

Vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

"Smells Like Nirvana", paródia de "Smells Like Teen Spirit", do Nirvana

Vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

"Perform this Way", paródia de "Born this Way", de Lady Gaga

Vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares


Endereço da página:

Links no texto: