Folha de S. Paulo


Megafestival de música 'bagunça com o Texas'

O recado é dado logo na chegada ao aeroporto de Austin, Texas (EUA), onde acontece até domingo (12) o megafestival Austin City Limits.

Em camisetas nas lojas de souvenirs ou até em faixas de boas-vindas a forasteiros no setor de bagagem, podem ser lidos os seguintes lemas locais: "Não Bagunce com o Texas" e "Mantenha Austin Esquisita" —slogans de campanhas de marketing de outros contextos, que foram adotados para o evento cultural.

A despeito dos avisos, o Eminem, Pearl Jam, Outkast, Beck, Lana del Rey, Lorde e dezenas de outras atrações prometem bagunçar a pequena grande cidade americana, com um dos últimos festivais abertos dos Estados Unidos no ano.

Ao mesmo tempo, o festival de grandes nomes, atrações de médio porte e selecionadíssimo grupo de novos artistas ajuda a manter Austin "normal", dentro de sua esquisitice texana.

Cerca de 75 mil pessoas passam por dia no Zilker Park durante os dois finais de semana em que acontece o evento. A programação se repete no período, com algumas variações: Lorde, por exemplo, não tocou na semana passada.

O Austin City Limits (ACL) é a marca patenteada de uma das cidades mais musicais dos Estados Unidos.

Começou como um pequeno programa de TV para incentivar artistas locais, ganhou projeção nacional, abriu portas para bandas de todo o mundo, virou há pouco tempo uma imponente casa de shows fechada com capacidade para quase 3.000 pessoas e, desde 2002, é um dos festivais abertos que mais crescem na América.

O evento, que ainda terá entre suas atrações Skrillex, Interpol, The Replacements, St. Vincent, Spoon e Calvin Harris, serve também para manter a fama de Austin como a "Live Music Capital of the World" (capital mundial de música ao vivo).

A cidade tem sete festivais durante o ano, entre eles o gigantesco South by Southwest (SXSW), uma das maiores vitrines da nova música internacional, com mais de mil atrações que se espalham por boa parte das 250 casas de shows catalogadas na região.

Ashley Landis/Efe
Scott Avett, da banda The Avett Brothers, em Austin
Scott Avett, da banda The Avett Brothers, em Austin

O SXSW, que acontece em março, ainda é famoso pelo festival de cinema e por apontar tendências de música, marketing e tecnologia.

O Austin City Limits Music Festival deste final de semana, por sua vez, abrirá espaço a uma feira de arte para incentivar artistas locais.

Além disso, para alimentar seus frequentadores, nada dos hambúrgueres gosmentos típicos de grandes festivais no mundo todo.

Haverá alimentos de produtores locais ou das famosas churrascarias da cidade —incluindo opções de pratos sem glúten e refeições vegetarianas. Tudo para manter Austin uma cidade esquisitamente normal.


Endereço da página: