Folha de S. Paulo


'Virada cultural' parisiense acontece sábado com ênfase em arte de rua

Inspiração para a Virada Cultural paulistana, a Nuit Blanche (Noite Branca) acontecerá neste sábado (4) em Paris.

Em 2014, a prefeitura da cidade decidiu que algumas obras não desaparecerão com o amanhecer, como de costume.

"Pouco menos de uma dezena de obras se inscreverão de forma perene na paisagem parisiense e outras ficarão visíveis durante meses, afim de dar algum retorno ao 1,2 milhão de euros (R$ 3,7 milhões)," escreveu nesta sexta-feira (3) o jornal "Le Monde".

A edição deste ano privilegiará a "street art" —o lema de José Manuel Gonçalves, diretor artístico da noite, pode ser traduzido como "foco no exterior", para evitar as imensas filas que costumam anteceder as atrações.

Gonzalo Fuentes/Reuters
Museu D'Orsay, em Paris, durante a edição de 2013 da Nuit Blanche
Museu D'Orsay, em Paris, durante a edição de 2013 da Nuit Blanche

A maior parte das obras ficará no lado leste da cidade, na margem esquerda do Sena. Na estação de trem de Austerlitz haverá uma instalação do artista Pablo Valbuena, que "criou um jogo que luz incrível que dá a ilusão de que se está em um túnel de ficção científica, sem fim".

Perto do Panteão, no centro de Paris, o acrobata Johann le Guillerm será uma escultura em movimento. No hospital infantil de Montparnasse, a 20 minutos de caminhada, ficarão os grafites permanentes do português Vhils.

A Nuit Blanche surgiu em Paris em 2002 com o prefeito socialista Bernard Delanoë, sempre no primeiro final de semana de outubro, e já levou nomes como Patti Smith para tocar na madrugada francesa.

Veja a programação completa da Nuit Blanche no site da prefeitura de Paris.


Endereço da página:

Links no texto: