Folha de S. Paulo


Stephen Fry lança concurso para autobiografia interativa

A prática antiga de "storytelling" (contar histórias) ganhou uma ferramenta moderna: o ator e roteirista britânico Stephen Fry lançou um site com textos, áudios e fotografias de sua autobiografia para que pessoas elaborem projetos que contem sua história de forma interativa.

Trata-se do YourFry, uma espécie de concurso de "storytelling digital", lançado pelo britânico em parceria com a editora Penguin Books, que acaba de publicar a autobiografia do comediante, "More Fool Me".

"Este é um projeto interativo e colaborativo para reinterpretar as palavras e a vida das memórias de Stephen, tornando sua história pessoal em uma história global", disse Nathan Hull, produtor digital de desenvolvimento da Penguin Books, em entrevista ao jornal "The Guardian".

"O que criar?", diz um texto de apresentação no site. "Texto, dados visuais, formatos interativos para a web, aplicativos, filme, fotografia, animação, criações em 3D ou experimentais... a tela, como dizem, realmente é branca."

Reprodução/yourfry.com
Página inicial do site YourFry, criado pelo comediante britânico Stephen Fry
Página inicial do site YourFry, criado pelo comediante britânico Stephen Fry

Para estimular a criação de projetos, serão organizados "hackatons" (maratonas de hackers) em parceria com universidades, bibliotecas e comunidades de tecnologia pelo mundo. As propostas surgidas nesses eventos serão analisadas e selecionadas por um júri, em dezembro deste ano.

Entre os integrantes do grupo de jurados estão o criador da internet Tim Berners-Lee, o game designer do Xbox Studios Elan Lee, o diretor de filmes interativos Lance Weiler, a diretora do Silicon Valley Bank Claire Lee, além do próprio Fry.

Até agora, foram confirmadas maratonas na universidade especializada em mídia digital e design Ravensbourne (Reino Unido); no Festival Mozilla, dedicado à internet (Reino Unido); no Festival Sharjah Book (Emirados Árabes); no espaço de tecnologia iHub Nairobi (Kenya) e nos Storylabs da Universidade de Columbia (EUA).

Fry se tornou um entusiasta da tecnologia, tendo investido em startups como Soundwave, HeadCast e Summly. Ele é também crítico de smartphones do jornal "The Guardian", com resenhas feitas sobre os últimos lançamentos da Apple.

Fred Prouser/Reuters
O ator e roteirista britânico Stephen Fry
O ator e roteirista britânico Stephen Fry

Endereço da página:

Links no texto: