Folha de S. Paulo


Soderbergh homenageia Spielberg com versão de 'Caçadores da Arca Perdida'

O cineasta americano Steven Soderbergh é fã do filme "Os Caçadores da Arca Perdida", lançado em 1981 por seu xará e colega, Steven Spielberg.

Numa homenagem ao filme estrelado por Harrison Ford, em seu papel conhecido de Indiana Jones, Soderbergh removeu a cor do filme e adicionou uma trilha sonora diferente, com o objetivo de ajudar os espectadores a "estudarem a encenação" da obra.

A encenação, como definida por Soderbergh, engloba "o alinhamento, o arranjo e a coordenação de cada um dos elementos de determinada cena".

Reprodução
Harrison Ford em versão em preto e branco de 'Os Caçadores da Arca Perdida' (1981)
Harrison Ford em versão em preto e branco de 'Os Caçadores da Arca Perdida' (1981)

Em seu blog pessoal, ele escreveu um artigo em que comenta o filme e sua homenagem a ele.

"Esse cineasta [Spielberg] esqueceu mais sobre encenação desde que fez seu primeiro filme do que eu sei até hoje (por exemplo, não importa o quanto os cortes sejam rápidos, você sempre sabe exatamente onde está — isso é uma m... matemática de alto nível)", afirmou Soderbergh.

"Veja se você consegue reproduzir o processo de pensamento que resultou nessas escolhas ao se perguntar: por que cada plano —seja ele longo ou curto— foi mantido na tela por aquela quantidade de tempo exata e colocada naquele lugar específico?", escreveu.

A "versão Soderbergh" de "Os Caçadores da Arca Perdida" pode ser vista no blog do cineasta.


Endereço da página:

Links no texto: