Folha de S. Paulo


Estilista da Saint Laurent expõe suas fotos de músicos

A programação "off" semana de moda parisiense reserva boa surpresa para quem gosta de fotografia. O estilista francês Hedi Slimane, 46, diretor criativo da Saint Laurent Paris, abriu na semana passada uma retrospectiva de sua carreira como fotógrafo.

Conhecido por retratar a juventude americana, nome de uma de suas séries de fotos mais célebres, ele expõe até janeiro a mostra "Hedi Slimane: Sonic". Nas paredes, estão fotos de músicos como Lou Reed, Keith Richards, Amy Winehouse e Lady Gaga.

A Fundação Pierre Bergé - Yves Saint Laurent abriga a retrospectiva dos últimos 15 anos do trabalho imagético em preto e branco do estilista, que foi assistente do fotógrafo americano Richard Avedon antes de embarcar na carreira de moda.

Uma videoinstalação com imagens da cena musical londrina, de 2003 a 2007, e da californiana, entre os anos de 2007 e 2014, registradas por Slimane, também compõem a mostra.

Divulgação
Retrato do cantor Lou Reed feito pelo estilista Hedi Slimane
Retrato do cantor Lou Reed feito pelo estilista Hedi Slimane

POLÊMICO

O estilista, conhecido pelo humor oscilante, é um dos mais polêmicos do mundo da moda.

Ex-diretor criativo da divisão masculina da Dior, foi o responsável por lançar a silhueta justíssima na alfaiataria masculina, obrigando garotos de todo o mundo a emagrecer, assim como fez o estilista Karl Lagerfeld, da Chanel, que é fã declarado de Slimane.

É do francês também a audácia de transformar o estilo da tradicional casa de moda francesa Yves Saint Laurent. Sob sua tutela, ele mudou o nome da etiqueta para Saint Laurent Paris e passou a desfilar roupas de pegada punk, para a ira dos conservadores da costura.


Endereço da página: