Folha de S. Paulo


Hipnotizador 'cura' problemas em nova série

Inaugurada em 1894, a Sala Verdi, em Montevidéu, é palco de uma batalha de hipnotizadores. De um lado, o atormentado Arenas (Leonardo Sbaraglia). Do outro, o soturno Darek (Chico Díaz).

Cada um balança seu pêndulo, tentando se sobrepor ao adversário numa das cenas que darão o tom da série "O Hipnotizador", que estreia no canal pago HBO em 2015.

A produção, baseada em HQ homônima dos argentinos Pablo de Santis e Juan Sáenz Valiente, mostra o ex-médico Arenas chegando a uma cidade imaginária, onde vai se incorporar ao teatro de variedades local.

Em cada um dos oito episódios, o hipnotizador vai resolver problemas com a técnica.

Divulgação
Da esq. para a dir., os atores Zemanuel Piñero, Daniel Infantini e Stefanie Neukirch
Da esq. para a dir., os atores Zemanuel Piñero, Daniel Infantini e Stefanie Neukirch

"Fiz muito esforço para não gostar do personagem, mas foi impossível", conta o ator argentino. "Achei que teria de falar português e tinha aversão à ideia, além de pouco tempo para me preparar."

Segundo os diretores da série, os brasileiros José Eduardo Belmonte e Alex Gabassi, o ator sempre foi a primeira opção para viver o protagonista, mesmo quando, durante seu desenvolvimento, a produção se passaria em SP.

"A arquitetura era muito importante. No Brasil, seria impossível ter esse clima, essa atmosfera", afirma Belmonte. "Aqui tudo parece mais denso", defende ele.

Além do hipnotizador Arenas, a série abriga uma fauna de personagens que falam português e espanhol e transitam entre o real e o fantástico.

No teatro, circulam ainda a adivinha Zoraid (Ondina Clais), o atirador de facas Marenko (Daniel Infantini) e a cantora desafinada Carolina (Marisol Ribeiro), entre outros tipos particulares. Já no hotel onde Arenas mora, aparecem Salinero (Cesar Troncoso) e Anita (Bianca Comparato), que engatam um romance.

"O Brasil está começando a se aproximar mais do resto da América Latina, e esta série é reflexo disso", diz Chico Díaz sobre o elenco, que conta ao todo com atores de seis países diferentes, como Portugal, Uruguai e Angola.

A atriz Maria de Medeiros, que faz uma participação como Justina, uma das pessoas hipnotizadas por Arenas, diz que se interessou pelo aspecto enigmático de sua personagem. "Gosto que ela mostre diferentes facetas", diz a atriz portuguesa. "Às vezes parece muito traumatizada, às vezes, uma charlatona."

Para os produtores Roberto Rios e Maria Angela de Jesus, a trama bilíngue não será obstáculo para o público do canal, acostumado a tramas menos convencionais.

Fora da América Latina, a série deve chegar aos Estados Unidos, também em 2015.


Endereço da página: