Folha de S. Paulo


Estreia de realities esquenta concorrência de TVs na web

A estreia de novas temporadas de dois dos principais reality shows da TV brasileira, nesta semana, vai acirrar a disputa entre Globo e Record não apenas no Ibope.

As duas emissoras estão se esforçando para que "The Voice Brasil" e "A Fazenda" emplaquem também na internet, onde os investimentos em conteúdo exclusivo têm sido crescentes.

Na Globo, Fernanda Souza estará à frente de dois programas que serão exibidos apenas on-line: "The Voice Web" e "#PRÉTVB".

João Miguel Júnior/Divulgação/TV Globo
Daniel, Lulu Santos, Claudia Leitte e Carlinhos Brown, que compõem o júri do 'The Voice Brasil'
Daniel, Lulu Santos, Claudia Leitte e Carlinhos Brown, que compõem o júri do 'The Voice Brasil'

Com mais de 1 milhão de seguidores em redes sociais como Instagram e Twitter, a atriz conta que o diferencial da internet será a oferta de conteúdo exclusivo. "As pessoas têm muita curiosidade sobre os bastidores e a gente vai matar toda essa curiosidade", afirma.

Neste ano, o reality em si também poderá ser visto por quem sequer ligar a TV, via aplicativo de celular.

"O universo da televisão está se expandindo. Não acredito mais em segunda tela e sim em sinergia", afirma Boninho, diretor de núcleo do programa e também responsável pelo "BBB". "É uma forma de dar continuidade ao produto exibido no ar."

Na Record, a aposta na web é semelhante. Foram escaladas a atriz Carla Diaz e a apresentadora Gianne Albertoni para comandar o "Fazenda Online", onde são apresentadas reportagens sobre o que acontece na atração. O reality show também pode ser visto 24 horas por dia via site.

"Hoje em dia é difícil alguém sentar na frente da TV só para assistir ao que está passando. As pessoas já pegam o celular, estão acostumadas a ter muita informação", destaca Diaz.

Antonio Guerreiro, diretor de novas mídias da Record, diz que o reality, de fato, é um dos que mais encontram eco na internet. Para ele, as duas plataformas se retroalimentam. "Se tem muita gente falando na internet é porque tem muita gente assistindo. Uma coisa não existe sem a outra", afirma.

O pesquisador Bruno Campanella, autor do livro "Os Olhos do Grande Irmão: Uma Etnografia dos Fãs do BBB'", diz que os investimentos na web se explicam pelo peso que as redes socais ganharam.

"As TVs tentam ter mais controle do que está sendo falado sobre o programa, participar mais da conversa", diz. "Não se pode ter essa experiência compartilhada no Netflix, por exemplo. Por isso a exibição ao vivo é importante para o reality show."


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