Folha de S. Paulo


Cat Stevens anuncia turnê nos EUA após 35 anos sem se apresentar no país

O músico britânico Cat Stevens, ou Yusuf Islam, voltará aos palcos norte-americanos em dezembro depois de 35 anos sem se apresentar no país. Segundo divulgou nesta terça (16) o selo Legacy Records, Stevens irá promover seu novo álbum "Tell'Em I'm Gone", marcado por influências de R&B.

O músico, que passou a se chamar Yusuf Islam depois de se converter ao Islã em 1977, juntou composições próprias com alguns covers de clássicos no novo trabalho, que será lançado no dia 27 de outubro.

O artista britânico já lançou o primeiro single do disco, uma versão bastante fiel da canção de 1971 "Dying to Live", de Edgar Winter.

Bruno Poletti/Folhapress
Cat Stevens em show em SP em 2013
Cat Stevens em show em SP em 2013

Stevens, 66, disse em um comunicado que descobriu —como parte de sua "exploração musical e espiritual de 50 anos"— que tinha "um alter ego de R&B que esperava para ser libertado".

"O que, a meu ver, é poderoso e profundo é a mensagem geral que emergiu, liricamente", disse.

O artista fará no total seis apresentações nos Estados Unidos e no Canadá. A última vez que ele fez uma turnê nos EUA foi em 1976, quando o autor de sucessos como "Wild World", "Father and Son" e "Peace Train" estava no auge de sua fama.

O cantor praticamente deixou os palcos depois de se converter ao Islã e só tocou em pequenas apresentações. Em 2006, lançou o álbum "An Other Cup".

Em 2004, o cantor foi proibido de entrar nos EUA após seu nome ser incluído em uma lista negra de pessoas com possíveis ligações com o terrorismo. Ele considera que houve um erro em sua identificação.


Endereço da página: