Folha de S. Paulo


Candidatos à Presidência disputam apoio de artistas

Artistas e intelectuais querem repetir, nesta segunda (15), evento de apoio à candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT), realizado em 2010. O encontro acontecerá no mesmo teatro Oi Casa Grande, no Leblon, zona sul do Rio.

Há quatro anos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não participou. Desta vez, será uma das estrelas da festa, que foi antecipada -em 2010, ocorreu só no segundo turno.

O escritor Fernando Morais estará presente pela segunda vez. "Eu apoio o PT pela continuidade de um governo que mudou a cara social do Brasil, projeto ameaçado pela Marina Silva, que é cercada por economistas contrários a tudo que foi feito pelo Lula e pela Dilma."

Beth Carvalho, presente em 2010, quer cantar novamente a versão "Deixa A Vida Me Levar", de Zeca Pagodinho: "Deixa a Dilma me levar/ Dilma leva eu".

Os outros dois principais candidatos, Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB), também têm apoio de artistas.

Caetano Veloso publica com frequência textos sobre a Marina em redes sociais. No mais recente, refuta declarações de Dilma Rousseff comparando Marina a Fernando Collor e Jânio Quadros, que renunciaram.

"Marina não é nada de Collor nem nada de Jânio. Marina é o esboço de um novo Lula", diz Caetano.

Gilberto Gil também já declarou voto em Marina.

Já o escritor Milton Hatoum, que apoiava Marina, mudou de ideia depois que a candidata recuou em propostas para a comunidade gay. Agora, o escritor está sem candidato.

É Aécio, porém, que conta com os artistas de maior apelo popular. Em um vídeo da campanha, cantam artistas como Chitãozinho e Xororó, Zezé di Camargo, Wanessa Camargo, os membros do Skank Henrique Portugal e Haroldo Ferreti e a Velha Guarda da Mangueira.

Um trecho da letra diz: "Um novo Brasil pra gente, decente maduro/ caminhando diferente, pra frente seguro (...)/ A força que o brasil precisa chamou/ Ae-Ae-Aécio".


Endereço da página: