Folha de S. Paulo


Morre o músico argentino Gustavo Cerati, ex-vocalista da Soda Stereo

Depois de quatro anos em coma decorrente de um AVC, morreu nesta quinta (4) Gustavo Cerati, que foi o líder da banda argentina Soda Stereo. O hospital onde ele estava internado emitiu um comunicado informando do falecimento em decorrência de uma parada respiratória durante a manhã.

Cerati formou o Soda Stereo no começo dos anos 1980 com um amigo da faculdade de publicidade. O primeiro álbum, que tem o mesmo nome do conjunto, foi lançado há 30 anos. A banda ficou famosa a partir do segundo trabalho, "Nada Personal" e foi uma das mais conhecidas durante os anos 1980 e 1990, com vendas que chegaram a cerca de 7 milhões de discos, segundo a mídia argentina, e lotando estádios. Em 1997, os membros decidiram terminar o conjunto. Dez anos depois, fizeram uma turnê de reunião comercialmente bem sucedida, mais uma vez enchendo estádios.

Contemporâneo de bandas brasileiras como Paralamas do Sucesso e Titãs, o Soda Stereo também fazia músicas pop rock, inicialmente influenciados pela New Wave e por conjuntos ingleses como The Police. Além de cantar, Cerati tocava guitarra e teclados e era o principal compositor do Soda Stereo. Depois do fim da banda ele lançou discos dele meso. Ele sofreu o AVC em uma apresentação de sua carreira solo em Caracas.

O velório de Cerati irá acontecer na prefeitura de Buenos Aires.


Endereço da página: