Folha de S. Paulo


Capítulo perdido de 'A Fantástica Fábrica de Chocolate' é publicado

Para comemorar os 50 anos do livro "A Fantástica Fábrica de Chocolate", do escritor britânico Roald Dahl, um capítulo perdido da história foi publicado na internet, na versão impressa do jornal "The Guardian".

O escrito foi ilustrado por Quentin Blake e não saiu na edição original do livro, na década de 1960, por ter sido considerado "muito subversivo".

Ele acabou sendo descoberto entre os papéis de Dahl quando o escritor morreu, em 1990, e ficou engavetado desde então.

Divulgação
Johnny Depp em cena de 'A Fantástica Fábrica de Chocolate', na versão cinematográfica de 2005
Johnny Depp em cena de 'A Fantástica Fábrica de Chocolate', na versão cinematográfica de 2005

Chamado de "Charlie Bucket", o capítulo é o quinto de uma versão de 1961 do livro.

Nele, a mãe do protagonista Charlie o acompanha na visita à fábrica de chocolates de Willy Wonka —em vez de seu avô, como na versão que foi de fato publicada.

Eles passam por locais que acabaram não aparecendo na história, como a Sala da Calda de Baunilha, com uma "montanha colossal" de calda desse sabor.

Além disso, personagens que não chegaram à versão final do livro, como Tommy Troutbeck e Wilbur Rice, se tornam vítimas das armadilhas da fábrica após não terem dado ouvidos a Wonka.

Desde sua publicação original em 1964, "A Fantástica Fábrica de Chocolate" ganhou duas adaptações cinematográficas. A primeira, em 1971, tinha Gene Wilder como Willy Wonka, enquanto a segunda, de 2005, era dirigida por Tim Burton e trazia Johnny Depp nesse papel.


Endereço da página:

Links no texto: