Folha de S. Paulo


Tuíte de gaúcho convence editora a publicá-lo

"Num cenário retrofuturista, os heróis da literatura brasileira do século 19 investigam os crimes do ousado assassino serial Antoine Louison."

Foi assim, em exatos 139 caracteres, que o escritor Enéias Tavares passou pela primeira etapa de um concurso de ficção científica promovido pela editora Casa da Palavra.

O desafio era resumir a trama de um romance num formato de Twitter, cujas mensagens são de no máximo 140 caracteres. Enéias acabaria vencendo mais de 1.500 concorrentes com o livro "A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison", um exemplar da corrente "steampunk", surgida no final dos anos 80.

O "steampunk" é um subgênero retrofuturista da ficção científica, o oposto do cyberpunk, com um pé no século 19 e outro no amanhã.

O gaúcho Enéias Tavares, 32, é professor de literatura clássica na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e especialista nos "Livros Iluminados" do britânico William Blake (1757-1827).

"A Lição de Anatomia..." mistura inúmeras referências da literatura brasileira do século 19, associando livremente as obras e personagens de Machado de Assis (1839-1908), Aluísio de Azevedo (1857-1913) e Lima Barreto (1881-1922) a serviçais-robôs e zepelins.

É um parente amalucado de Júlio Verne (1828-1905) e da série de televisão dos anos 1960 "James West".

INFLUÊNCIAS

O Brasil já tem uma tradição no terreno da ficção científica, e Enéias Tavares conhece bem os autores brasileiros da área.

"Além de A Máquina Voadora' (1994), de Braulio Tavares, sempre sugiro o primeiro livro de ficção científica nacional, que é O Doutor Benignus' (1875), de Augusto Emílio Zaluar", diz Tavares sobre suas preferências.

"Dos contemporâneos, adoro a obra de Fabio Fernandez, bem como os romances de Felipe Castilho (Ouro, Fogo & Megabytes', de 2012) e Nikelen Witter (Territórios Invisíveis', lançado no mesmo ano)."

A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison
Enéias Tavares
Enéias Tavares
Comprar

Mas o idiossincrático roteirista de quadrinhos inglês Alan Moore ("Watchmen" e "A Liga Extraordinária") é uma das fontes de inspiração mais palpáveis em "Lição de Anatomia".

"Alguns amigos, quando leram pela primeira vez o meu romance, disseram que era A Liga Extraordinária' com heróis brasileiros, o que foi o melhor elogio que eu poderia ter recebido", conta o escritor.

"A Lição de Anatomia" traz uma espécie de "samba do crioulo doido" do mundo cibernético. Mas a graça está toda aí.

Faz muito tempo que a literatura brasileira contemporânea, tão comportada, não se deixa levar pela imaginação, conversando com o próprio passado.

A LIÇÃO DE ANATOMIA DO TEMÍVEL DR. LOUISON
AUTOR Enéias Tavares
EDITORA Casa da Palavra
QUANTO R$ 34,90 (320 págs.)


Endereço da página:

Links no texto: