Folha de S. Paulo


Editoras usam blogueiras para divulgar livros

De olho nos "sagamaníacos", as editoras têm mirado em blogueiros que se tornaram referência para o público jovem.

"Quando um blogueiro muito popular comenta ou resenha um livro, aguça a curiosidade dos leitores, divulga o título e aumenta a chance de que ele seja vendido", afirma Alessandra Ruiz, "publisher" da editora Gutenberg.

Camila da Silva, 18, recebe gratuitamente dez livros por mês, graças a parcerias com editoras.

"Nos livros, eu encontrei mundos que são mais meus do que o próprio mundo. Eles me fizeram quem eu sou hoje", diz.

Seu blog, o "Desejo Adolescente" (www.desejoadolescente.com), recebe cerca de 120 mil visualizações mensais. Em julho último, a jovem ganhou o Teen Web Awards, premiação para as meninas com menos de 21 anos mais influentes da internet.

Camila, que é de Ferraz de Vasconcelos (Grande São Paulo), conta com cinco colaboradoras para atualizar o blog, que aborda temas como literatura, comportamento, música, decoração e culinária.

Bruna Vieira, 20, também possui colaboradores no depoisdosquinze.com, blog que recebe cerca de 60 mil acessos diários e em que comenta moda, viagens e um de seus grandes interesses, a literatura.

Ela se mudou de Leopoldina (MG) para a capital paulista aos 17 anos, depois que se tornou uma "celebridade teen" –além de blogueira, ela publicou quatro livros. "A maioria do meu público tem entre 15 e 20 anos. [Esse tipo de livro] é um primeiro passo para o jovem criar amor pela literatura."


Endereço da página: