Folha de S. Paulo


Crítica: Série 'True Blood' sobreviveu por tempo demais

Vampiros sempre foram a elite entre os monstros da ficção. Começando por Drácula e chegando ao filme em cartaz "Amantes Eternos", os chupadores de sangue costumam ser esnobes e sofisticados.

Mas não os da série "True Blood", que teve seu último episódio exibido no domingo (24) pela HBO. O programa mostrava vampiros caipiras, sem glamour. Alguns estavam acima do peso, outros gostavam de fazer luzes no cabelo.

E todos viviam inseridos na sociedade. Depois que cientistas japoneses conseguiram criar um sangue artificial, os vampiros puderam sair da clandestinidade e exigir seus direitos civis, numa referência à luta pela causa LGBT.

Divulgação
Jessica Hamby (Deborah Ann Woll), em cena da última temporada de 'True Blood'
Jessica Hamby (Deborah Ann Woll), em cena da última temporada de 'True Blood'

As duas primeiras temporadas foram sensacionais, com fartas doses de humor. Também foram violentíssimas: apesar de terem saído do armário, os vampiros continuavam sendo monstros.

A coisa começou a degringolar a partir do terceiro ano. A pequena cidade de Bon Temps passou a ser povoada por um excesso de seres fantásticos. Surgiram lobisomens, demônios e metamorfos (pessoas que se transformam em animais). Até a protagonista Sookie descobriu que era metade fada.

Este exagero fez com que "True Blood" se desligasse do mundo real e passasse a girar em falso. Para piorar, o criador Alan Ball se afastou no final da quinta temporada.

Os dois últimos anos foram lamentáveis, incluindo o capítulo final. Infectado por um vírus mortal, o vampiro Bill, namorado de Sookie, se recusa a tomar um antídoto. Ele quer que ela tenha uma vida "normal". O gesto faria sentido se outros três casais formados por humanos e vampiros não estivessem juntos e felizes no jantar festivo que encerrou a série.

"True Blood" teve uma sobrevida longa demais. No domingo, finalmente, recebeu uma estaca no coração. Não irá mais nos assombrar.

NA TV
True Blood
ÚLTIMO episódio
AVALIAÇÃO regular


Endereço da página: