Folha de S. Paulo


Em dois dias, Cassandra Clare autografa 2.300 livros na Bienal

A escritora Cassandra Clare, autora da série "Os Instrumentos Mortais", autografou livros para pelos menos 1.800 pessoas nos dois dias em que esteve na 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

O número foi divulgado pela assessoria da Record, editora que lança as obras da americana no país.

O número ultrapassa o plano inicial do evento de distribuir 500 senhas por dia, em que cada fã teria direito a pegar dois autógrafos. Porém, por causa da confusão no sábado (23), quando uma menina desmaiou, fãs pularam a grade de proteção do estande e pais brigaram com seguranças, novas senhas foram dadas ao público.

Ao todo, 1.300 fãs conseguiram se encontrar com Clare no sábado (23). A sessão de autógrafos, na qual a autora assinou um livro por pessoa, se estendeu até às 21h30. No domingo 500 senhas foram distribuídas, e cada pessoas teve direito a dois autógrafos.

Segundo o Corpo de Bombeiros, na madrugada de sexta (22) para sábado (23), cerca de 4 mil pessoas aguardavam para entrar no Anhembi. Fãs relataram que havia apenas dois seguranças cuidando da fila. Procurada pela Folha, a organização da Bienal disse que "dispôs de segurança quando notou o crescente número de fãs de Cassandra Clare na madrugada".

No domingo (24), quem quis pegar senhas para a sessão de autógrafos também precisou acordar cedo. Mesmo com a confusão no primeiro dia, a organização voltou ao plano original e distribuiu 500 adesivos –depois trocados por pulseiras–, que se esgotaram às 7h30.

Além do público menor, segundo a assessoria da Record, não houve incidentes no domingo porque foram colocadas grades para separar a fila na parte externa do Anhembi.

"Nós avisamos para a organização que haveria muita gente atrás da Cassandra. Antes da Bienal começar, ela já havia vendido cerca de 900 mil livros no Brasil", diz Gardênia Vargas, assessora da editora. Estima-se que a autora tenha vendido mais de 26 milhões de cópias em todo o mundo.

A organização da Bienal defende que "se reuniu com a Record para alinhar em conjunto os dois dias de sessão de autógrafos da autora, porém, o público superou as expectativas de todos".

Cassandra Clare parte amanhã para o Rio de Janeiro, onde participa de nova sessão de autógrafos na livraria Saraiva do shopping Village Mall, na Barra da Tijuca, às 18h.


Endereço da página: