Folha de S. Paulo


Bienal do Livro desiste de mudanças no sistema de distribuição de senhas

Após informar à Folha que mudaria o sistema distribuição de senhas para as sessões de autógrafo de autores best-sellers, a organização da Bienal do Livro voltou atrás. Disse que vai apenas aumentar o número de pessoas que distribuem os bilhetes na própria feira.

Poucas horas antes, a organização havia sinalizado que pretendia distribuir as senhas pela internet e em outros pontos da cidade.

Um grande número de fãs passou a madrugada de sábado (23) no parque do Anhembi, local da feira, para conseguir os bilhetes da sessão de autógrafo da escritora americana Cassandra Clare, principal atração internacional do evento. As entradas começaram ser entregues às 10h.

Raquel Cunha/Folhapress
Segurança tenta conter fãs durante palestra da escritora americana Cassandra Clare na Bienal do Livro
Segurança tenta conter fãs durante palestra da escritora americana Cassandra Clare na Bienal do Livro

"Não imaginávamos que haveriam tantos jovens ainda interessados por livro. Isso não é um show de rock. Mas sabemos que precisamos melhorar a infraestrutura para o próximo ano", disse Paulo Octavio Pereira de Almeida, membro da organização da feira.

Cassandra Clare, autora da série infantojuvenil "Os Instrumentos Mortais", atraiu milhares de jovens para a Bienal. Muitos não conseguiram senha para ver sentados a palestra com a escritora e ficaram atrás de uma grade protetora. Houve muito empurra-empurra. Uma menina chegou a desmaiar no meio da aglomeração.

Os poucos seguranças não conseguiram conter os jovens que tentavam pular a barreira. Por alguns minutos, a situação fugiu do controle.

André Martins, 41, pai de uma jovem que tentava um autógrafo, discutiu com os seguranças. "Chegamos cedo, eram milhares de pessoas e não havia nenhum policial. Todos sabiam que viria tanta gente, eram milhares já confirmados nas redes sociais do evento."


Endereço da página: