Folha de S. Paulo


Relembre clássicos do 'ano de ouro' de Hollywood, que completa 75 anos

1939 não foi apenas o ano do clássico "O Mágico de Oz", cuja estreia nos telas norte-americanas completa 75 anos neste mês. A profusão de filmes que gravaram seus nomes na história do cinema nesse ano fez com que ele ficasse marcado como o "ano de ouro de Hollywood".

Relembre (ou conheça) alguns deles:

"...E O Vento Levou"
O longa, que como "O Mágico de Oz" também foi dirigido por Victor Fleming, é estrelado pelo galã Clark Gable (com seu indefectível bigodinho) e Vivien Leigh (no emblemático papel da manipuladora Scarlett O'Hara). Tendo a Guerra Civil Americana como pano de fundo, o romance épico faturou dez prêmios do Oscar no ano seguinte, incluindo o de melhor filme.

"A Mulher Faz o Homem"
A obra de Frank Capra traz James Stewart no papel de um ingênuo político do interior, recém-nomeado senador. Em Washington, ele se vê como marionete de seus padrinhos políticos e envolvido em escândalos de corrupção, mas conta com o apoio de uma experiente assistente de gabinete (Jean Arthur) para lhe ensinar o caminho das pedras. Venceu o Oscar de melhor roteiro original.

"No Tempo das Diligências"
Um dos mais simbólicos clássicos de velho oeste da parceria entre o diretor John Ford e o eterno caubói John Wayne, "No Tempo das Diligências" mostra o desenvolvimento das relações entre um grupo de desconhecidos que cruza o oeste dos Estados Unidos em uma mesma carruagem. Eles encontram problemas ao atravessar território apache, e é aí que Wayne entra em ação.

"Ninotchka"
A comédia com Greta Garbo no papel-título é uma sátira de seu tempo. A atriz representa uma enviada russa –rígida como a então União Soviética de Stalin– a Paris para descobrir que fim levaram três funcionários do governo, que estavam lá para vender joias. Antes de cumprir a missão, ela se vê envolvida com um homem que representa o oposto de seus valores. "Ninotchka" foi o penúltimo filme de Garbo, que abdicou do cinema em meio à Segunda Guerra.

"O Morro dos Ventos Uivantes"
Esta é apenas a segunda das mais de dez adaptações do romance da inglesa Emily Brontë para cinema e televisão, mas certamente a mais notável. A tortuosa história de amor entre o amargurado Heathcliff e sua irmã adotiva, Cathy, inspirou até uma música homônima ao título em inglês, "Wuthering Heights", da cantora britânica Kate Bush. A canção foi regravada na década de 1990 pela banda brasileira de metal Angra.

"Outros destaques"
Para ficar em alguns outros nomes, o ano de 1939 teve ainda "O Paraíso Infernal", filme de Howard Hawks com Cary Grant, Jean Arthur e Rita Hayworth; "Adeus Mr. Chips"; "Vitória Amarga", com Bette Davis; "Sherlock Holmes"; e "As Aventuras de Huck" (Huckleberry Finn).


Endereço da página:

Links no texto: