Folha de S. Paulo


Alemão acumula fotos de personalidades com seu ursinho; veja

Um executivo alemão chega ao consultório de seu novo dentista com uma surrada bolsa de couro. O dentista pede ao paciente que deixe a mala do lado de fora da sala de radiografias, mas recebe uma resposta intimidadora: "Aqui tem um objeto do qual não posso me separar".

Foi a senha para que o dentista João Chaves imaginasse um "carregamento de drogas ou diamantes". Nem passou pela cabeça que fosse um urso de pelúcia bege com bandana no pescoço e botão para substituir um olho perdido.

Amigo inseparável de Joachim Zahn, o ursinho é o brinquedo "recordista" em aparições públicas ao lado de políticos e celebridades que ele encontra em jantares e reuniões de trabalho. Zahn é ex-diretor da Mercedes-Benz e atual dono de uma empresa de consultoria que tem "relacionamento na África e com o meio ambiente", segundo ele.

Aos 68, ele acredita ter mais de 20 mil fotos do urso com figuras como presidentes (Lula, FHC, Sarney e George Bush pai), candidatos ao Planalto (Marina Silva), pilotos (Michael Schumacher), empresários (Luiza Brunet) e ditadores comunistas (Fidel Castro).

Veja vídeo

fotografia: Isadora Brant e Rodrigo Machado | edição: Bia Bittencourt

Assista ao vídeo em tablets e celulares

A história começou em 1987, quando a filha de Joachim, Gill Zahn, deu o boneco ao pai como "talismã de boa viagem". Ela tinha cinco anos.

No início, ele fotografava o urso (que não tem nome, é só "urso" mesmo) em pontos turísticos para a filha ver: a Casa Branca, em Washington, a Torre Eiffel, em Paris...

CELEBRIDADES

Até que, durante um voo, Joachim encontrou uma celebridade: Raul Boesel. O empresário pediu que o piloto de corridas posasse com o bicho. A experiência deu início a um tipo de marketing pessoal muito particular.

"Quantas pessoas o FHC encontra por dia? De quantas ele lembra? Se tira uma foto com urso, isso fica na memória e abre portas", diz Zahn.

Após três anos na África do Sul, o executivo se mudou para o Brasil e passou 28 anos na filial brasileira da montadora alemã Mercedes-Benz.

Na companhia, ele cuidou de vendas ao setor militar e gerenciou o relacionamento com governo e instituições. "A história é muito conhecida. Na sala dele tinha um monte de fotos de gente importante", conta Maura Creazzo, 42, gerente de comunicação da Mercedes. Ela diz que a lenda do urso de Joachim é famosa no meio automobilístico.

Os registros das celebridades são guardados em três álbuns que o alemão carrega junto com o urso em sua bolsa. Ele diz que, ao mostrar as imagens, as pessoas "entendem que o pedido para tirar foto não é uma piada" e aceitam ser fotografadas.

Com Fidel Castro, há 18 anos, Joachim teve de passar o urso seis vezes no raio-X antes de entregá-lo ao cubano, após um jantar em Havana para discutir a venda de motores da Mercedes para Cuba.

Desde 2008, Joachim adotou uma pequena câmera digital e deixou de imprimir as imagens. Além de celebridades, o consultor também alimenta seu acervo com amigos e pessoas próximas que vai encontrando em seu dia a dia.

Ele afirma nunca abordar pessoas sem conhecer, embora existam exceções: o urso já posou com uma prostituta de rua em Copacabana, com um pescador na Amazônia e com mendigos diversos.

FOTOS 'FEIAS'

Embora o volume de imagens seja grande, o alemão não se considera um fotógrafo. Ele diz que gostaria de publicar um livro para crianças com os registros, mesmo que sua mulher brinque que "as fotos são feias".

"Ele é o homem do urso. Mais do que da mulher", diverte-se a companheira de Joachim, a artista suíça Miriam Zahn, 57. Ela conta que, em uma das vezes em que o urso foi perdido, o marido a fez largar um jantar à luz de velas ao perceber a falta da pelúcia. "Para ser sincera, às vezes dá ódio, mas é preciso ceder para o bem-estar do dia a dia", confessa Miriam, sempre com um sorriso.

Para a filha Gill, hoje com 32, o costume inusitado foi um desconforto na adolescência, quando o pai aproveitava seus colegas para aumentar sua coleção. "Meu avô dizia que, se for pra fazer algo, que faça com consistência. É a coisa germânica", analisa ela.

Ao se despedir, Joachim chamou o jornalista de volta e o fotografou com o urso.

Clique. Que alívio.


Endereço da página:

Links no texto: