Folha de S. Paulo


Locutor do 'Saturday Night Live', Don Pardo morre aos 96 anos

O locutor americano Don Pardo, conhecido por seu trabalho no humorístico americano "Saturday Night Live", morreu nesta segunda (18), ao 96 anos.

Pardo, que raramente era visto em pessoa, foi a voz que anunciava ao vivo o início do programa da rede NBC durante quase 40 anos. Na abertura, ele dizia a famosa frase "live, from New York, it's 'Saturday Night'" (em tradução livre, "ao vivo, de Nova York, é o 'Saturday Night').

Segundo o jornal "The New York Times", Pardo morreu em sua casa, em Tucson, Arizona (EUA), de onde gravava nos últimos anos as introduções para o programa semanal, por sua vez feito em Nova York.

Ele começou sua carreira de mais de seis décadas como locutor em 1938, em uma rádio em Providence, Rhode Island. Em 1938 começou a trabalhar para a NBC, anunciando a morte do presidente John F. Kennedy em 1963.

Divulgação
O locutor Don Pardo, que morreu nesta segunda (18)
O locutor Don Pardo, que morreu nesta segunda (18)

Em 1975 estreou no "Saturday Night Live", tornando-se seu apresentador todos os anos desde então, exceto pela temporada 1981-1982.

No início de cada episódio, Pardon anunciava o elenco do programa e os convidados especiais, em um estilo marcante, alongando as palavras com efeito. Ele também encerrava os shows anunciando os convidados da semana seguinte, além de às vezes emprestar sua voz para algumas esquetes.

Com seu trabalho, ele apresentou grandes nomes do show business às audiências, como os comediantes John Belushi, Gilda Radner, Bill Murray, Eddie Murphy, Billy Crystal, Chris Rock, Mike Myers, Will Ferrell, Tina Fey, Adam Sandler e Maya Rudolph.

"Não há nada como o momento em que Don Pardo diz seu nome no começo de um episódio", disse o apresentador Jimmy Fallon, ex-membro do "Saturday Night Live" e atualmente à frente de seu próprio programa, "The Tonight Show". "Não há nada como esta animação. Você quase quer chorar."

O locutor ainda fez algumas raras aparições em pessoas no "SNL". Certa vez vestiu-se como um fidalgo em um smoking branco, aparecendo ao lado do guitarrista Frank Zappa (1940-1993). Os roteiristas também o utilizaram em esquetes como "As férias de Don Pardo no elevador", "Esperando por Pardo" e "O catálogo de presentes digitais de Don Pardo".

Ele também subiu ao palco em 2008 para celebrar seu aniversário de 90 anos.

Pardo deixa cinco filhos. Sua mulher, Kay, morreu em 1995.


Endereço da página: