Folha de S. Paulo


Banda de mulheres celtas se apresenta em São Paulo

Com seus vestidos longos de seda, cabelos impecáveis e nomes quase impronunciáveis como Máired Nesbitt, as mulheres celtas chegam ao Brasil.

Nesibtt e suas colegas Chloë Agnew, Susan McFadden e Máired Carlin, da banda Celtic Woman, se apresentam em São Paulo de 3 a 7 de setembro, no Espaço das Américas.

No show, elas cantam e dançam as músicas do novo álbum "Emerald: Musical Gems".

Nono disco da banda, "Emerald" foi lançado em fevereiro deste ano e ficou por cinco semanas no topo da parada da revista "Bilboard".

Com algumas letras em gaélico (língua de origem celta falada até hoje na Irlanda) e muitas em inglês, as moças são acompanhadas por guitarra, piano, baixo, baterias e instrumentos tradicionais como a gaita de fole.
Sob luzes coloridas, elas executam pequenas coreografias em conjunto. A performance de Máired Nesbitt, violinista, é a que mais lembra danças célticas tradicionais.

Andrew H. Walker/AFP
Lisa Kelly, Chloe Agnew, Lisa Lambe e Mairead Nesbitt, da banda Celtic Woman
Lisa Kelly, Chloe Agnew, Lisa Lambe e Mairead Nesbitt, da banda Celtic Woman

Ela corre, pula e sapateia pelo palco enquanto canta e toca seu instrumento. Tudo ao mesmo tempo.

"Dança vem sempre junto com a música na cultura celta, mas não considero o que faço uma coreografia. Os movimentos vêm naturalmente quando toco", diz Nesbitt à Folha.

A atração pela dança irlandesa é um chamariz para o público brasileiro, que sempre lota as apresentações de "Lord of Dance" e "Riverdance".

Os espetáculos reúnem músicas e coreografias típicas da ilha vizinha à Grã Bretanha, desde a década de 1920 dividida em dois países: Irlanda do Norte, parte do Reino Unido, e República da Irlanda, independente.
A onda celta no showbusiness começou em meados dos anos 1990, coincidindo como o boom econômico da República da Irlanda.

Nessa década estrearam "Lord of the Dance" e "Riverdance". As moças do Celtic Woman tocaram e cantaram na trilha musical dos dois blockbusters.

A banda só de mulheres foi montada em 2004. Em 2005, quando lançaram nos Estados Unidos o álbum "Celtic Woman", ficaram por 68 semanas consecutivas no primeiro lugar da "Bilboard".

"As melodias tradicionais irlandesas inspiraram muitas músicas contemporâneas, além de terem muito vigor e serem contagiantes. Por isso atraem tanto público", afirma Nesbitt.

O nome do último álbum, "Emerald", é uma referência direta ao país de origem da banda: Ilha Esmeralda é o nome poético da Irlanda.

No disco e no show (o primeiro do grupo no Brasil), as mulheres celtas apresentam novas versões de sucessos da banda, como "Mo Ghile Mear", "Nil Sem'n La", "The Call" e "You Raise me Up".

CELTIC WOMAN - ESMERALDA : GEMS
QUANDO 3/9 a 5/9, às 21h30; 6/9, às 19h30; 7/9, às 18h
ONDE Espaço das Américas, r. Tagipuru, 795, tel. (11) (11) 3864-5566
QUANTO de R$ 60 a R$ 250 (à venda no site ticket360.com.br)
CLASSIFICAÇÃO 12 anos


Endereço da página: