Folha de S. Paulo


Ex-baterista de O Rappa, Marcelo Yuka pratica ativismo dentro de casa

Ex-baterista de O Rappa, Marcelo Yuka usa sua residência como trincheira para seu ativismo no programa "Hoje Eu Desafio o Mundo Sem Sair da Minha Casa", que estreia nesta quinta (14), às 22h, no canal pago PlayTV.

É em sua casa, no bairro da Tijuca, no Rio, que ele recebe convidados para discutir a sociedade e falar de temas muitas vezes recorrentes em seu discurso, como segurança pública e desigualdade social. Em toda edição, haverá também apresentações musicais.

Na estreia, Yuka recebe o delegado hare krishna Orlando Zaccone, responsável pelo inquérito inicial do caso Amarildo e seu amigo pessoal. A discussão será em torno do tema polícia e segurança pública.

Divulgação
O músico e apresentador Marcelo Yuka (à esq) com o antropólogo Luiz Eduardo Soares
O músico e apresentador Marcelo Yuka (à esq) com o antropólogo Luiz Eduardo Soares

Assim como Zaccone, os convidados desta primeira temporada -com 26 episódios- são pessoas com pensamento mais "progressista", como Yuka define, e portanto, mais próximos da ideologia do apresentador.

"Mas não é um encontro de comadres, há também divergências", diz Yuka. Para o apresentador, o pensamento conservador "já tem muito lugar na mídia". A entrevista tem clima de bate-papo.

"É um programa de opinião", diz o diretor Antonio de Andrade, 37, filho do cineasta Joaquim Pedro de Andrade (1932-1988), do filme "Macunaíma".

"Hoje Eu Desafio o Mundo Sem Sair da Minha Casa" é uma "bagunça organizada", como define o diretor.

A entrevista é dividida nos dois blocos da produção, que exibe toda a rotina da casa -desde a mãe de Yuka oferecendo-lhe comida, até seu cachorro, um buldogue, roendo os aros da cadeira de rodas, e passando pelo caseiro, que ajuda a transportá-lo na cadeira.

Na estreia, quem aparece no estúdio montado na casa é BNegão. A música é exibida em trechos ao longo do programa. "Funciona como uma trilha sonora", diz Andrade.

A casa de Yuka é ponto de encontro de artistas e intelectuais desde 2000, ano em que tiros o deixaram numa cadeira de rodas. O programa tenta chegar o mais perto possível dessa realidade.

NA TV
Hoje Eu Desafio o Mundo sem Sair da Minha Casa
Estreia do programa
QUANDO nesta quinta (14), às 22h, no PlayTV
CLASSIFICAÇÃO livre


Endereço da página: