Folha de S. Paulo


Mestre do horror, Dario Argento é homenageado em Locarno

Considerado um dos mestres dos filmes de terror, o diretor italiano Dario Argento foi homenageado neste fim de semana no Festival de Cinema de Locarno, na Suíça.

O diretor de clássicos como "Prelúdio para Matar" (1975) e "Suspiria" (1977) recebeu o prêmio Piccolo Pardo por sua carreira na 67ª edição do evento, que começou na sexta (8) e vai até o dia 16 de agosto.

Argento, 73, é responsável por criar o chamado gênero "giallo", um terror criminal à italiana. Ele esteve presente em Locarno para receber o prêmio e participar da retrospectiva Titanus, estúdio responsável pela era de ouro do cinema italiano pós-Segunda Guerra Mundial.

Urs Flueeler - 9.ago.2014/Efe
O diretor italiano Dario Argento recebe o prêmio 'Piccolo Pardo na 67ª edição do Festival de Locarno
O diretor italiano Dario Argento recebe o prêmio 'Piccolo Pardo na 67ª edição do Festival de Locarno

Seu filme "O Pássaro das Plumas de Cristal", de 1970, foi exibido para a plateia na Suíça, além de uma série de curtas produzidos por ele para o canal italiano Rai TV, todos inéditos no exterior.

BRASIL NA SUÍÇA

O festival de Locarno deste ano tem o Brasil sob os holofotes da seção Carte Blanche, que exibe sete filmes recém-concluídos a agentes do mercado, com o objetivo de arrecadas fundos para suas produções.

Uma delegação com 50 brasileiros, entre elas diretores, atores e produtores, embarcaram para a Suíça com o objetivo de promover o cinema nacional. Além deles, a atriz Alice Braga integra o júri da mostra competitiva, enquanto o diretor Helvécio Marins Jr. ("Girimunho") avaliará os curtas.


Endereço da página:

Links no texto: